Atualizado em: 5 janeiro 2011

Cursos de Aeromodelismo

Provavelmente, você que está lendo esse texto deve ter algum tipo de hobbie. Pra falar a verdade, todos nós temos algum. Seja praticar algum esporte, ver filmes, ter uma banda, colecionar algo e etc, tudo o que gostamos de fazer em nosso tempo livre pode ser considerado como hobbie.

publicidade:

Um dos hobbies mais legais é o aeromodelismo. Aeromodelismo é a construção de modelos, em escala reduzida (modelismo), de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo.

Segundo a Wikipédia, existem diversos tipos de Aeromodelismo, são eles:

* VCC – vôo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos;
* Rádio Controlado – o aeromodelo é controlado por meio de um rádio de controle remoto;
* Vôo livre – o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.

Actualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o Rádio Controlado (RC), que divide-se basicamente em duas modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:

Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) – que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave.

Aeromodelos com motores elétricos – utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio (Li-Po), motores “brushless” (sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.

Apesar do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.


Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:

* Baixo nível de ruído;
* Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
* Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
* Envelope de vôo mais abrangente, permitindo pousos lentos, vôos em locais fechados, ou parques.

Se você está buscando por cursos de Aeromodelism0, basta clicar nos links abaixo.

Cursos de Aeromodelismo

Cursos de Aeromodelismo

E para maiores informações sobre Aeromodelismo, basta clicar aqui.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook