Atualizado em: 15 julho 2011

Cursos Complementares Segurança do Trabalho

Para quem trabalha com segurança do trabalho ou quer se aprimorar criamos uma lista com cursos complementares sobre segurança do trabalho.

A área de segurança do trabalho é o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças causadas pela função do profissional e a proteção da integridade e capacidade de trabalho do servidor.

No Brasil a legislação de segurança do trabalho é definida pela portaria do governo de nº 3.214/78 e é composta de normas regulamentadoras do trabalho urbano e rural, portarias, decretos e as convenções da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

publicidade:

O quadro de segurança de uma empresa é composto por um técnico de segurança do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, um médico do trabalho e um enfermeiro do trabalho.

Estes profissionais formam o que chamamos de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Há ainda a CIPA (Comissão Internacional de Prevenção de Acidentes), que é composta dos representantes do empregador e dos empregados, cujo objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A CIPA tem por atribuição, identificar os riscos no ambiente de trabalho e elaborar a planilha de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, sempre com a assessoria do SESMT.

Há no mercado uma grande oferta de cursos de segurança do trabalho. Estes cursos habilitam o aluno a perceber e avaliar as condições do ambiente de trabalho de uma empresa, analisar os dados de rotina, os riscos das operações, observar máquinas e equipamentos, fazer planilhas e estatísticas de acidentes e doenças ocorridas no trabalho e a desenvolver programas de prevenção, treinamentos e cursos sobre segurança do trabalho, além de dar acessória a CIPA.

Os cursos de segurança do trabalho são oferecidos a nível médio e superior (como curso de especialização ou pós – graduação).

Se você estiver interessado em fazer o curso de segurança do trabalho, veja abaixo algumas opções:

SENAI: www.senai.org.br   curso nível técnico – presencial e a distância – gratuitos

SENAC: wwwsp.senac.br – 1+17X de r$ 368,00

CENED: www.cenedcursos.com.br – on-line – r$285,00

Escola Politécnica da USP: www.pecepoli.org.br/PT/eST  A distância – gratuito – engenharia de segurança do trabalho

Oswaldo Cruz:www.oswaldocruz.br/pos/cursos/curso.asp?id-curso=73

Treinandos:www.treinandos.com.br/cursos-de-segurança-do-trabalho-recife.html/

Iped: www.iped.com.br/cursos/visualdicas/…/segurança-do-trabalho

24 Horas: www.cursos24horas.com.br/cursos/segurança-do-trabalho

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook