Atualizado em: 9 maio 2011

Curso Técnico em Publicidade

Apesar de ser um mercado com um excesso de profissionais disponíveis no mercado, veja como você pode vencer a concorrência e crescer na carreira.

Hoje, diferente de outras épocas, o Brasil está vivendo o seu melhor momento socio-econômico. E isso vale para as mais diversas áreas. Obviamente, o nosso país ainda tem muito por se desenvolver e proporcionar aos seus habitantes melhores e mais consistentes condições de vida. Mas isso não implica dizer que muitas pessoas não estejam passando por dificuldades.

A taxa de desemprego em nosso país continua altíssima e a depender do mercado em que se atua, os salários continuam baixos e cada vez mais o custo de vida nas grandes capitais sobre absurdamente. Áreas como comunicação e direito estão sem vagas por todo o Brasil e, ao invés de preferirem profissionais cada vez mais capacitados, as empresas como que em uma prática suicida, preferem contar com os profissionais que se predisponham a receber menos que a margem do mercado.

publicidade:

Diversos são os fatores que levam a essa situação, mas talvez o principal dele seja a falta de uma preparação e formação adequada por parte dos profissionais. Infelizmente, por mais que fique evidente que o mercado busque por profissionais cada vez mais capacitados, muitos ainda não acordaram para essa realidade.

Um dos mercados mais concorridos no Brasil é o de Comunicação, mais especificamente o de Publicidade. Porém, isso não implica dizer que você não possa crescer e se destacar nesse mercado tão concorrido por todo o Brasil.

Mas o que é Publicidade?

A publicidade é uma das áreas que, ainda hoje, encanta os jovens por sua diversidade de funções. É uma área que valoriza, principalmente, o capital intelectual do indivíduo. Em linhas gerais, a publicidade é uma atividade que tem como principal objetivo difundir ideias, conceitos, produtos e serviços.

Apesar de ser um carreira, o publicitário pode atuar em diversas áreas. Atualmente existem profissionais que atuam em áreas específicas como web e outas.

Para ser um profissional de destaque é fundamental se preparar bem e ficar atento as oportunidades que surgirem no mercado. Quer queiram ou não, a utilização da publicidade no cotidiano é mais do que necessária para fazer não apenas a economia andar, mas para diversas áreas do conhecimento humano – um bom exemplo disso é que , pesquisas científicas já se utilizam da publicidade para divulgar seus avanços.

Abaixo, confira algumas oportunidades de cursos na área.

Curso Técnico em Publicidade

Curso Técnico em Publicidade

Curso Técnico em Publicidade

Confira abaixo, as áreas de atuação do profissional de Publicidade segundo a Wikipedia.

  • Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas, planejamentos etc.
  • Mídia: Elabora o planejamento de mídia, de modo a atingir melhor cobertura e freqüência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado.
  • Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação, estudando o mercado atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc. Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo.
  • Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação, formada pelo diretor de arte, que é o responsável pela parte visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável pela criação dos textos (títulos, slogans e outros textos), esta dupla é coordenada pelo Diretor de Criação. É deste departamento que saem as idéias para os anúncios.
  • Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores gráficos e produtoras de vídeo.
  • Produção on line: Esse é um novo cargo existente nas agências de publicidade para atender a crescente demanda dos clientes por uma comunicação digital. Embora ainda não formalizado, nem em termos de denominação de cargo nem de funções, o profissional que trabalha nesta área contribui, junto com o planejamento geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações on line adequadas à verba/perfil do cliente, dar apoio à criação no desenvolvimento das peças e acompanhar o trabalho com os fornecedores on line, desde o orçamento até a entrega, de todas as peças digitais.

Não perca mais tempo. Agora é com você. Aproveite as oportunidades da área e corra atrás em busca do seu sucesso!

Boa sorte!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook