Atualizado em: 5 fevereiro 2013

Curso de Ourives em São Paulo: Criação e manuteção de jóias

Hoje em dia existem vários profissionais que optam por seguir a carreira de Ourives e aprendem a desenhar e a criar jóias diferenciadas e assim ganhar o seu próprio dinheiro.
Você Sabia?
Que a joalharia aparece em todos os períodos da História, desde o alvorecer do Homem. Recentemente foram encontradas conchas com 100.000 anos que foram transformadas em contas, sendo assim a peça mais antiga de joalharia conhecida.
curso-de-ourives

Curso de Ourives uma boa para quem quer montar seu negócio ou trabalhar para terceiros.

Há no mundo de hoje diversas opções de carreiras e de trabalho, alguns que exigem muitos anos de estudo e prática, e alguns ofícios que não possuem esse requerimento.

Alguns trabalhos e ofícios podem ser aprendidos rapidamente, desde que com extrema dedicação, e podem ser uma boa fonte de lucros ou um complemento para a renda.Uma dessas opções é a de Ourives, uma profissão que dispõe de diversas instituições com cursos livres e técnicos na área, e que pode ser aprendida por qualquer pessoa.

publicidade:

Criação

Acima de tudo, o Ourives é um artesão. Seu trabalho envolve muito de arte e de sensibilidade, além de uma excelente habilidade manual. Mas a boa notícia é que isso tudo poder ser aprendido e percebido durante o curso e nos primeiros períodos da profissão, se houver o interesse necessário por parte do aspirante. O Ourives é aquele que vai executar a arte de fabricar joias, uma atividade muito antiga e conhecida desde as primeiras civilizações. A essência do trabalho é a atividade manual. E como se fosse mesmo um escultor, o ourives vai modelar a joia e definir a forma que ela deverá adquirir quando pronta para a venda. Para isso, o Ourives utiliza técnicas como a de martelagem, modelagem, soldagem e refinamento.

Sobre o Curso

O curso de ourives inclui diversas matérias e não se encerra na arte e na modelagem da joia em si. Em um curso de Ourivesaria são ministradas diversas matérias, como matemática aplicada, empreendedorismo, informática, história da ourivesaria entre outros. Ou seja, se você deseja se tornar um Ourives de qualidade, deve saber que o trabalho é multidisciplinar, e que você deve buscar o tempo todo novos conhecimentos de outras áreas que influenciam direta ou indiretamente na sua. Há sim cursos rápidos de Ourives que oferecem módulos de até um mês, e inclusive há diversos cursos na internet disponíveis para o candidato.

Mas isso depende da avaliação e do objetivo de cada um. Há cursos rápidos e online bons e satisfatórios, principalmente para aqueles que precisam de renda no mais curto prazo. Mas há também os cursos ruins. De qualquer forma, se você tem paixão por aquilo que quer fazer e quer seguir uma carreira na ourivesaria, procure um curso em instituições como o Senai, que oferece mais de 800 horas/aula para os matriculados.

Vídeo sobre o Curso de Ourives

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook