Atualizado em: 4 abril 2012

Curso de Coaching

Segundo informações, o Coaching pode ser exercido com temas pré-agendados, ou com temas livres, ou seja, a temática é estabelecida pelo Coachee no início de cada encontro.
Curso de Coaching

Foto Divulgação: (Curso de Coaching).

O Curso de Coaching para quem não sabe, é considerado como um dos melhores para muitos no país, vamos especificar alguns dos motivos

O que é Coaching

  • Independente do curso em que você queira se especializar, é mais do que indicado que você procure as melhores ideias em relação a parte do profissionalismo. Tratando-se da palavra Coaching em si, saibam, trata-se de algo que se resume a uma metodologia originária de um tipo de processo de orientação de pessoas ou equipes.
  • Muito utilizada em empresas como uma consistente ferramenta de Gestão e Liderança, esta é realmente uma das coisas que mais ajuda em relação as atividades relacionadas para alguns setores de Coaching já que por fim, saíram do mundo organizacional para que fossem exercidas nos mais diversos ambientes.
  • De acordo com pesquisas, em São Paulo, podemos encontrar vários lugares que sediam os cursos de Coaching, algo que é intitulado de Coach, e quem recebe é o Coachee.
  • Um termo muito diferenciado e ao mesmo tempo, algo que nem todos sabem como começar, o curso é muito procurado através da internet.

Embora o termo tenha origens mais remotas, foi mais recentemente trazido do linguajar do mundo dos esportes, onde o treinador de um atleta ou de uma equipe esportiva é o Coach.

publicidade:

Cursos de Coaching no Brasil

De acordo com informações, a ideia central dos curso de Coaching é esta: orientar ou incentivar uma pessoa ou uma equipe a obter os melhores resultados, sejam estes pessoais ou profissionais. Podendo ser aplicado de modo formal, com encontros de Coaching regulares e pré-agendados, ou informalmente, de acordo com as necessidades que surgem.

Para algumas pessoas, que enfim, não entendem muito em questões do Coaching, é o seguinte, este curso não trata-se de um processo psicoterapêutico, nem se volta ao passado, mas um processo de descobertas do próprio Coachee, voltadas para sua atualidade e futuro.

Além de ser uma ótima oportunidade para os profissionais, ou quase profissionais, no caso os que estão à procura de algo melhor, podemos afirmar, o Coaching é uma excelente ferramenta, mas não é solução mágica para todas as questões ou dificuldades. Geralmente, nas empresas, quem exerce o Coaching interno é normalmente o Supervisor, o Gerente, o Diretor.

Muitas vezes a empresa contrata um Coach externo,via de regra para atender as Lideranças maiores da contratante. Quando o Coaching é realizado internamente, é necessário fazer uma formação em Coaching com o Rh e o corpo gerencial.

O Coaching, não se trata de uma profissão regulamentada e não há escolas oficiais de Coaching, mas, pelo que se sabe, há algumas organizações oficiais e representativas, algo que nem no Brasil e nem no exterior existem. Existem diversas associações, algumas com maior credibilidade, cuja função é orientar ou mesmo treinar seus associados.


Requisitos

O ICF – International Coach Federation tem reputação positiva, ele credencia profissionais que estejam dentro de seus próprios paramentos, gera credibilidade, embora não seja um processo oficial ou que seja obrigatório pertencer a uma destas associações. Existem alguns requisitos para que as pessoas possam exercer a posição de Coaching de uma forma responsável e idônea, confira abaixo:

  • Ter uma intenção clara e motivação pura de beneficiar pessoas através do Coaching.
  • Conhecer de forma consistente o comportamento humano.
  • Estabelecer e manter uma ligação de mutua aceitação entre o Coach e o Coachee.
  • Ter maestria pessoal e conhecer seus próprios referenciais mentais.
  • Conhecer em profundidade a metodologia, objetivos e finalidades do Coaching e do Mentoring.
  • Ter instrumentais próprios para as atividades.
  • Ter ordenação mental e uma visão de mundo mais ampliada.
  • Fazer o seu melhor, sem tensão provocada por expectativas.
  • Manter uma comunicação clara e real com o Coachee, de modo a manter o foco e a eficácia do processo.
  • Saber encerrar o processo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook