Atualizado em: 2 outubro 2010

Curso de BarMan em SP, RJ, DF e Curitiba

Grande amigo dos bêbados e beberrões em geral, a profissão de BarMan deixou de ser algo de ser apenas alguém que serve bebidas em um bar e hoje já tem até requintes de arte. Cada vez mais elaborados e artísticos, os BarMens estão se tornando um chamariz ainda maior em bares e boates das cidades brasileiras.

publicidade:

Para quem não sabe Barman é uma palavra inglesa que significa homem do bar. No caso, refere-se a pessoa ou profissional que trabalha em estabelecimentos onde serve bebidas alcoólicas. A profissão é bastante antiga e remete ao tempo das gloriosas tavernas.

É possível definir o Barman em 3 tipos. São eles.

O Barman Clássico – Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento (como Paulo Jacovos) e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em trajes sociais, e freqüentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, “pubs”, “piano bar’s” e navios de cruzeiro.

O Bartender Free Style – Geralmente agregar habilidades à essa imagem. Hoje em dia, os bartenders treinam malabarismo, pirofagia, acrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou flair, atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos.

Seu conhecimento em coquetelaria é básico e se resume a combinar refrigerantes e sucos às bebidas alcóolicas, bem como servir de forma dinâmica as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ice e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinas, bandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente em boates, baladas, shows, casas noturnas e eventos em geral.

O Barman Contemporâneo (Mixóĺogo e Mixologista)=== Esse profissional dispõe de todos os conhecimentos do Barman clássico descritos acima, entretanto, conhece muito bem o estilo de trabalho ´´free-style´´ pois, geralmente ele começa na profissão como barback ou bartender. O que o torna diferenciado é o seu conhecimento mais aprofundado de todas as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Ele utiliza dos seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com requinte e ciência ingredientes inusitados, antes impensáveis na coquetelaria. Vestem-se de maneira elegante e costumam ser contratos para eventos elitizados. Não necessitam do uso de danças, alegorias e trajes insinuantes para desenvolver sua profissão.

E ai, qual o seu estilo?

Se você deseja aprender tudo sobre a profissão? Clicando nos links abaixo, seguem alguns cursos para você detonar e mandar bem nas festas e eventos!

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Curso de BarMan

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook