Atualizado em: 5 setembro 2011

Mestrados na CNPq

Descubra qual a relação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os cursos de Mestrado existentes.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) responsável por fomentar as atividades de pesquisa científica e tecnológica e a formação de pesquisadores no país.

Para isso, o CNPQ oferece várias modalidades de “bolsas” e “auxílios” pecuniários. As Bolsas estão divididas entre “Bolsas Individuais” e “Bolsas por Quota” e são oferecidas a alunos de diversos níveis acadêmicos (Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação, Recém-doutores e Pesquisadores já experientes), enquanto o Auxílio é destinado a intercâmbios científicos, publicações científicas, entre outras atividades relacionadas à pesquisa.

publicidade:

Aos cursos de Mestrado são oferecidas as chamadas “Bolsas por Quota” que devem ser solicitadas diretamente à respectiva instituição e não ao CNPq. O órgão dita apenas as normas gerais e específicas que regem cada tipo de bolsa, mas é a universidade que determina os critérios e mecanismos para a sua obtenção.

Em relação às normas do CNPq, é obrigatório que o programa cursado esteja cadastrado no órgão e tenha sido avaliado pela CAPES com conceito igual ou superior a 03 e que o orientador do curso seja habilitado pelo CNPq.

O aluno que deseja pleitear a bolsa, além de observar os critérios acima, também precisa dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa, ser selecionado e indicado pela coordenação do curso, não ser aposentado e não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, durante o período da bolsa, exceto professores substitutos em instituição pública de ensino superior e docentes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, matriculados em cursos com conceito acima de 05.

A bolsa tem duração, improrrogável, de até 24 meses.

Para maiores informações entre em contato com o órgão e consulte os critérios adotados pela instituição desejada.

 

Distrito Federal

CNPQ

Coordenação de Operação das Bolsas por Quotas – COOBQ
SEPN 509, Bloco “A”, Ed. Nazir I, Térreo
70.750-901 – Brasília – DF
Telefones: (61) 2108-9586, 2108-9809
Fax: (61) 2108-9937

e-mail: sebpg@cnpq.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook