Atualizado em: 16 outubro 2011

Certificação CPA-10 - Certificação Profissional Anbima Série 10

A certificação profissional ANBIMA Série 10, ou CPA 10 como é conhecida, é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA. Para saber mais leia o artigo!

A certificação profissional ANBIMA Série 10, ou CPA 10 como é conhecida, é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

A CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento tenham conhecimento do mercado.

publicidade:

No mercado financeiro atual, a certificação vem sendo considerada como um diferencial pelas instituições financeiras,  quando as mesmas vão contratar seus funcionários. Isto se deve tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento, quanto à credibilidade que a certificação CPA-10 adquiriu em atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro.

Para receber o certificado, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% .

Podem se inscrever para o exame de CPA 10, os profissionais vinculados à instituições bancárias e também os estudantes ou profissionais sem vínculo com instituição fiscalizada pelo Banco Central (Bacen) ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica.

O exame online custa r$ 176,00 e é composto por 50 questões de múltipla escolha. Sendo que o exame tem duração de 2 horas.

Há também os exames de atualização do CPA 10, pois a necessidade de atualização foi instituída com a entrada em vigor do novo Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada, em janeiro de 2008, e deve ser observada por todos os profissionais já certificados na CPA-10, de acordo com as seguintes regras:

  • Cinco anos a partir da data de obtenção da aprovação (Data de realização do Exame) se mantiver vínculo empregatício com Instituições Participantes.
  • Três anos a partir da data de obtenção da aprovação se não possuir vínculo com Instituições Participantes.
  • Se o profissional perder o vínculo empregatício com uma Instituição Participante (Status sem vínculo no site), deverá atualizar sua certificação em 3 anos desta perda, respeitando o prazo máximo de cinco anos a partir da obtenção da aprovação.

O exame online de atualização em CPA 10 custa r$ 176,00 e tem duração de 2 horas, sendo que o exame tem 40 questões de múltipla escolha. Os profissionais certificados pela certificação CPAC – Certificação para Profissionais de Atendimento a Clientes – deverão seguir a regra de atualização da CPA-10. Ao final do processo de atualização o profissional adquirirá o status de profissional CPA-10.

As inscrições para o exame podem ser feitas através do site: http://certificacao.anbid.com.br/ex_on_avulso_cpa.asp

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook