Atualizado em: 5 setembro 2011

Mestrados na CAPES

Confira porque todo interessado em realizar um Mestrado precisa conhecer a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi criada em 1951 no início do segundo governo Vargas que, buscando criar uma nação independente e desenvolvida através de uma industrialização pesada e de uma administração pública complexa, percebeu a imediata necessidade de profissionais qualificados em diversos setores de atividade e optou por investir na formação de pesquisadores, cientistas e especialistas.

Durante os anos, a CAPES foi modificando-se e moldando-se à realidade política e educacional do país. No período da ditadura, o órgão subordinava-se diretamente à Presidência da República e teve sua diretoria e localização alteradas.

publicidade:

Com a ascensão da Nova República, entre 1982 e 1989, a CAPES viveu um período de estabilidade e , em 1995, foi reestruturada para se tornar responsável pelos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) no país.

Atualmente, a agência também é responsável por incentivar, induzir e fomentar a formação inicial e continuidade de professores para a educação básica, além de atuar em mais 03 linhas de ação.

Referente aos cursos de Mestrado, toda e qualquer Instituição Pública de Ensino Superior, que deseje implantar um Programa de Mestrado em sua grade curricular, precisa ter seu projeto autorizado e recomendado pela CAPES antes de oferecê-lo à população. Além disso, a CAPES acompanha os cursos anualmente e, a cada três anos, emite um parecer, através de notas, atestando a qualidade de cada curso.

O órgão também oferece vários tipos de bolsas para acadêmicos de cursos de Mestrados, entre vários outros.

Para mais informações, entre em contato com a instituição.

 

Brasília

CAPES

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06

CEP 70040-020 – Brasília, DF

Telefone: 0800 616161

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook