Atualizado em: 1 dezembro 2010

Zumbi dos Palmares: Quem foi

Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares (um reino formado por escravos negros, na região dos Palmares, em Alagoas), por isso, é conhecido por Zumbi dos Palmares. No dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, foi o dia em que ele foi consagrado como um líder Negro, por símbolo da resistência contra a escravidão. Ele foi assassinado em 1695, exatamente no dia 20 de novembro.

publicidade:

De acordo com a Wikipédia, Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado ‘Francisco’, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.

Zumbi desafiou a liderança de Ganga Zumba, e tornou-se o novo líder do Quilombo de Palmares.

Em 1695, a expedição de Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo dos Palmares e assassinou Zumbi. Destruiu um território livre símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra de homens e mulheres em busca da liberdade e da construção de uma nação.

Segundo o site Ciranda Afro, recuperar o ideário de Zumbi não é apenas rememorar Palmares, mas resgatar um importante exemplo de luta e organização pela emancipação do povo brasileiro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook