Atualizado em: 27 abril 2010


Tiradentes Biografia


De todos os mártires brasileiros, sem dúvidas, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos mais representativos. Ele pagou, sozinho, mesmo sendo integrante de uma conspiração de muitos, contra os abusos e opressão causados pela Coroa Portuguesa sobre o Brasil Colônia, principalmente sobre Minas Gerais. O castigo dele, por não ser de família abastada, foi o maior de todos – o enforcamento.

Sua história de vida, embora marcada pela bravura, é bem simples. Ele nasceu numa fazenda, localizada em um distrito mineiro chamado Pombal. Era o quarto filho de uma família de sete filhos que tinham como pais os produtores rurais Domingos da Silva Santos e de Antônia da Encarnação Xavier..

Aos 11 anos de idade, já tinha pai e mãe falecidos, levando a perda da propriedade rural por dívidas. Viveu sob os cuidados de um padrinho, que era cirurgião. Experimentou de vários trabalhos foi mascate e minerador, também foi comerciante sendo sócio de uma botica de assistência e também trabalhou como farmacêutico e como dentista, o que lhe conferiu o apelido de Tiradentes.

Também passou pela mineração, por sinal, à época, a maior fonte de riqueza do Brasil e de Minas Gerais. Ele tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão brasileiro. Anos após, era já pertencente a tropa da Capitania de Minas Gerais, sendo o comandante do destacamento dos Dragões na patrulha. Foi a partir desse período que

Tiradentes começou a ter contato com grupos ativistas que criticavam as explorações da metrópole – Portugal.

Na tropa, Tiradentes também não obteve avanços, o máximo que conseguiu ser foi alferes, levando-o a pedir afastamento. A falta de êxito naquilo que se empreendia a fazer fez com que ele analisasse ainda mais a exploração que Portugal exercia sobre o Brasil.

Começou então a jornada que o levaria ao enforcamento. Ele iniciou sua caminhada por liberdade por Vila Rica, província de Minas Gerais, estruturando um movimento que contava com a participação de integrantes do clero e da elite mineira. O movimento ganhou apoio ideológico com a libertação das 13 colônias que formaram os Estados Unidos. Nascia a Inconfidência Mineira.

No entanto, o movimento foi descoberto e embora tenha fugido para o Rio de Janeiro, em 10 de maio, Tiradentes foi preso. Assumiu toda a culpa pela inconfidência, libertando todos os outros que participaram do movimento.

Sua pena foi ser enforcado, ter a cabeça arrancada e o corpo dividido em quatro pedaços e pregados pelas vias onde ele pregou a liberdade.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook