Atualizado em: 2 abril 2013

Tipos de Corte de Carne

Fique por dentro e aprenda a diferenciar os tipos de cortes de carne sendo de primeira ou de segunda, e que tem os mesmos valores de proteína, ferro e vitaminas.
Você Sabia?
Carnes mais escuras só são confiáveis se forem congeladas e embaladas à vácuo, esse tipo de conservação pode durar em até sessenta dias e a cor escurece devido ao resfriamento.
Tipos de Corte para Carnes 01

Os Tipos de Corte de Carne são variados conforme cada uma delas. (Reprodução)

A carne de boi pode ser cortada em vinte e um cortes contando os cortes de primeira e segunda.Apesar do que o nome pode dar a entender, a carne de primeira e segunda não diferem em qualidade nutritiva e sim em maciez.

Algumas partes do boi são mais tenras ou são mais gordurosas, tendo um sabor considerado “melhor” devido ao gosto da gordura. O sabor, de uma forma geral, não muda entre carne de primeira e de segunda; essa característica é mais influenciada pela idade do gado, fazendo da carne de vitela a carne mais saborosa que existe, pois é a carne de um boi de menos de quatro meses de idade.

publicidade:

A importância maior dos cortes da carne bovina é de acordo com o uso da carne; alguns cortes são melhores para alguns pratos ou tipos de cozimento.

Corte para cada Carne

Os tipos de corte são variados para vários tipos de carne, seja Rosbife, bisteca, cupim, alcatra, patinho, acém, picanha, maminha, coxão duro, coxão mole, capa de filé, filé de costela, lagarto, pescoço, peito, costela, ponta de agulha, contrafilé, músculo, filé mignon e paleta.

Para assar, os melhores cortes (e subcortes) de carne bovina são de Rosbife, bisteca com osso, miolo de alcatra, picanha, maminha, coxão duro ou mole, patinho e lagarto. Os cortes cupim, acém, bisteca, patinho, filé de costela, capa de filé e fraldinha são ideais para refogar. Para fazer ensopado, os melhores cortes são todos os que servem para refogar, além do rabo, ponta de agulha, aba de filé, peito e carne moída. A carne moída é comumente feita da aba do filé, mas pode ser feita do corte que você preferir. Para fritar, recomenda-se o contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.

Tipos de Corte para Carnes 02

 1- Pescoço 8- Filé de Costela 15- Lagarto
 2- Acém 9- Contra Filé 16- Músculo Dianteiro
 3- Peito e Peito com Osso 10- Capa de Filé 17- Músculo Traseiro
 4- Paleta e Miolo 11- Alcatra 18- Aba do Filé
 5- Fraldinha 12- Patinho 19- Maminha de Alcatra
 6- Ponta de Agulha 13- Coxão Duro 20- Picanha
 7- Filé Mignon 14- Coxão Mole 21- Cupim

Dicas de Compra

Na hora de comprar seu corte, preste atenção na cor da carne e da gordura, caso seja um corte que tenha gordura. A carne deve ser vermelho brilhante e a gordura branca. Se a carne estiver opaca ou com a gordura amarelada quer dizer que ela não está fresca e pode trazer malefícios à saúde, chegando à intoxicação alimentar.

Fique Ligado em Cortes Bovinos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook