Atualizado em: 20 maio 2013

Significado das Cores

Significado das Cores

As cores estão presentes na humanidade desde os primórdios do mundo. Tudo tem cor, o mundo “foi criado” dessa forma. O fogo vermelho, a grama verde, as nuvens brancas, enfim.

publicidade:

Mas o que será que cada cor significa? E e você for escolher algo importante, como a cor para as paredes da sua casa, um vestido para uma festa inesquecível ou a roupa do Reveilion? Que cor escolher?

Por isso, veja abaixo, o significado de cada cor:

PRETO: está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

BRANCO: associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.

CINZA: pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

BEGE: é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

VERMELHO: é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

VERMELHO ESCURO: significa elegância, requinte e liderança.

VERDE: significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

VERDE-ESCURO: está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

VERDE-CLARRO: significa contentamento e protecção.

AMARELO: transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.

LARANJA: é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.

AZUL: é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

AZUL ESCURO: é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

AZUL CLARO: significa tranquilidade, compreensão e frescura.

CASTANHO: é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

ROXO: transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

LILÁS: significa espiritualidade e intuição.

ROSA: significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

ROSA CLARO: está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

SALMÃO: está associado à felicidade e à harmonia.

PRATA: é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

OURO: está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook