Atualizado em: 20 abril 2012

Sexta-Feira 13: História e Origem

Confira e tire algumas duvidas sobre as lendas e mitos que explicam o tão pavoroso dia de "Sexta-Feira 13", e o que ela causa para as pessoas.
Você Sabia?
Que o Rei Felipe IV se sentia ameaçado pelo poder e influencia da Igreja, e se filiou aos cavaleiros templarios, que não deixaram o participar. Revoltado, ele teria ordenado uma perseguição em uma sexta-feira 13 no ano de 1307. Realmente esta data, é sinistra.

Lendas é mitos, a Sexta-feira 13 foi imortalizada também nos cinemas com o famoso "Jason". (Divulgação)

Muitos são os mistérios que envolvem esta data tão temida, pois poucos sabem a verdade sobre a Origem da Sexta-Feira 13. Para ajudar ainda mais a dar um medo constante, as telinhas de cinema aumentaram contos e lendas sobre o terror neste dia, com um filme que conta a historia do serial killer “Jason Voorhees”, com sua famosa mascara de jogador de hóquei. Mas em fatos, a explicação para esta lenda é bem difundida em uma crença em diferentes culturas espalhadas pelo redor do planeta

Entenda a Historia

Realmente quando ouvimos falar sobre sexta-feira 13, já ficamos assustados lembrando-se de todas as velhas superstições, espelhos quebrados, não passar embaixo de escadas e gatos pretos na rua. Mas de acordo com a própria história, está maldição sobre o dia, tem a ver com um processo ocorrido quando os bárbaros invadiram a Europa no inicio do período medieval., antes de haver um processo de cristianização, os escandinavos tinham um certo estima, um gosto por uma deusa do amor e da beleza. Sendo convertidos ao cristianismo, todas as sextas-feiras eles se reuniam para amaldiçoar ela como uma bruxa.

publicidade:

Outra historia, que reforça ainda mais a lenda é de que a origem nórdica conta um pouco sobre um acontecimento em um grande banquete entre os doze importantes divinos, realizado pelo deus Odin, e um dos deuses se sentiu ofendido por não ter sido convidado, e acabou promovendo uma confusão que resultou na morte de Balder, uma das divindades mais belas e conhecidas, com isso, o mito que apresenta, quando 13 pessoas se reúnem em um mesmo local, algo pode terminar mal!

Superstição

Muitos são supersticiosos, e acreditam em coisas do tipo, contas que somam o numero 13, ou coisas que envolvem este numero acaba dando errado.

A Transformação do 13° dia como um dia temido e que sempre cai na sexta, realmente é uma questão de misticismo, e foi se associando a evolução do homem, onde passar debaixo de escadas e ver algum gato preto é realmente um sinal de que seu dia não vai bem. São datas, que segundo relatos mostram essa superstição com um clima de terror. Mas apesar das associações, cara um tem uma interpretação com um significado, sendo de princípios, numerológicos ou indícios de sorte. Já em outros países o numero 13 é considerado um dia de felicidade e prosperidade, como na cultura mexicana e indiana. Por isso, o dia da sexta-feira 13 é realmente questão cultural de cada ponto do mundo, mas suas origens e relatos são considerados lendas por muitos e crenças para outros.

Sexta Feira 13 - 04Sexta Feira 13 - 03Sexta Feira 13 - 02Lendas é mitos, a Sexta-feira 13 foi imortalizada também nos cinemas com o famoso "Jason". (Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook