Atualizado em: 3 fevereiro 2012

Sabia que a amizade é mais importante que a alimentação?

Estudo revela a importância da amizade para o ser humano. Firmar laços fortes e fazer novas amizades importa para as pessoas mais do que se alimentar, confira o que diz o artigo
Amizade

Ter amigos pode ser mais importante do que se alimentar (Foto: Divulgação)

A amizade é mais importante que a alimentação, você acredita nisso? Não, então passe a acreditar. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard não há fator mais influente do que ter amigos para que as pessoas mantenham o nível de saúde bom, nem mesmo alimentar-se direito tirou da amizade o primeiro lugar.

Inúmeros voluntários com idades diferentes foram analisados e passaram por diversas entrevistas e exames, a conclusão obtida foi que riqueza, genética, rotina e alimentação não são os que mais influem para uma vida saudável.

publicidade:

As pessoas precisam se socializar com outras e isso as faz se sentirem bem. O ser humano tem a necessidade de manter relações pessoais, segundo o coordenador deste estudo, George Valliant.

Os amigos fazem diferença na vida de qualquer um, é importante firmar laços fortes de amizade, dessa forma, é possível prolongar a vida em 10 anos, sem contar as doenças que a amizade ajuda a prevenir.

Os números

Uma pessoa com 70 anos tem 22% a mais de chance de chegar aos 80 se preservar fortes laços de amizade e mantê-los ativos.

O estudo diz que a quantidade mínima de amigos que se deve ter para aproveitar todos esses benefícios é quatro. Quem tem menos que isso corre risco dobrado de ter doenças cardíacas.

Isso porque existe um hormônio chamado ocitocina responsável por estimular as interações entre as pessoas, ela reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, ou seja, derrames e ataques do coração são mais improváveis de acontecer.

Amizade 1

Firmar fortes laços e fazer novas amizades pode ser benéfico para a saúde (Foto: Divulgação)

Além dos estudos

Se você já sentiu a sensação prazerosa de como é ter um amigo que está para todas as horas, sem precisar cumprir nenhuma obrigação, ele está ali pelo simples fato de que gosta da sua companhia e você da dele, sabe do que eu estou falando.

As pessoas preferem estar na companhia de seus amigos, mais do que na de seus familiares muitas vezes, por isso, não troque coisas fúteis pelas amizades verdadeiras, elas te trarão mais saúde e sem dúvida alguma, mais felicidade.

Não adianta ter dinheiro para comprar sua alimentação, se é a amizade que lhe rende vida saudável e isso não se compra. Preserve os amigos, eles te farão companhia no futuro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook