Atualizado em: 20 janeiro 2010

Reis Magos

Segundo a religião cristã, os Três Reis Magos teriam visitado o Menino Jesus logo após o seu nascimento depois de seguir uma estrela no céu.

publicidade:

Apesar de essa história ser conhecida por quase todos, há muitas controvérsias sobre a veracidade dos fatos, pois ela – a história dos Reis Magos- foi citada apenas no Evangelho segundo Mateus, não há certeza de que foram três os visitantes, tão pouco se seriam reis.

O Evangelho de Mateus é o primeiro dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinóticos, junto com o Evangelho de São Marcos e o Evangelho de São Lucas. Possui 28 capítulos. O evangelho de Mateus foi o primeiro dos evangelhos a ser lido publicamente nas comunidades cristãs, mostrando assim a sua aceitação como “literatura sagrada” entre os primeiros cristãos.

Os nomes dos Reis Magos foram Melchior, Baltasar e Gaspar, mas, como já foi dito, eles não seriam necessariamente reis, poderiam ser talvez sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros.

Outro ponto relevante é o fato de que há não precisão se eram três pessoas, esse número foi estabelecido devido a quantidade de presentes. Três presentes, três pessoas.

Outra hipótese levantada é que os Reis poderiam ser astrônomos ou astrólogos, pois, segundo o evangelho, os Reis avistaram uma estrela – Estrela de Belém- e a seguiram até a região onde o Menino Jesus acabara de nascer.

A tradição de trocar presentes no dia de Natal veio dessa história.

Um fato curioso, é que em alguns países a troca de presentes acontece no dia 6 de janeiro, Dia dos Reis, e pais muitas vezes se fantasiam de reis magos. è também a data em que  à árvore de Natal é desmontada.

Verdadeira ou não, é uma história muito bonita, vocês não acham?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook