Atualizado em: 15 junho 2012

Por que o céu é azul?

O céu, uma das belezas naturais mais incríveis que já se viu, contém uma "magia" que o faz dessa maneira. O chamado Lei de Rayleigh é o principal responsável por esse fenômeno, deixando o céu azul de dia e à tarde alaranjado ou vermelho, com a ajuda da atmosfera e do sol.
Você Sabia?
Quando Newton, aos 23 anos, estudou as cores do sol, que formam as cores do céu, ele fez a seguinte experiência: Fez um furo na cortina de casa. Ele interviu com um prima, que saiu várias cores, do vermelho ao violeta.
Ilustração explicando a teoria do Céu Azul

Ilustração explicando a teoria do Céu Azul

 “Por que o céu é azul?”Normalmente, essa pergunta é feita por uma criança, quando ela vira para sua mãe ou seu pai e quer entender tudo o que passa em sua volta. Você já parou para pensar por que o céu é dessa cor?

A explicação por trás da Lei de Rayleigh

A luz é formada por sete cores. Quando ela entra em contato com o atmosfera, quando a Terra é esquentada pelo sol, ela se espalha por causa do ar, chamada Espalhamento de Rayleigh ou Lei de Rayleigh, atingindo átomos de Nitrogênio e Oxigênio.

publicidade:

Como as luzes tem vários comprimentos, a cor azul é mais definida do que as outras. Os átomos, juntos fazem com que enxerguemos o céu dessa cor.

A luz ao Final do Dia

Ao entardecer, a luz atinge uma camada mais espessa da atmosfera, mais ou menos ao meio dia. A cor azul se espalha e é dispensada, o que a torna o vermelho mais visível para nós. Em certas situações, o azul ainda é possível de ser visto, mas isso apenas no começo da tarde. Logo após, a cor fica alaranjada ou vermelha.

Fotos do Céu

Ilustração explicado a teoria do Céu Azulhorizonte no por do sol265288856_ce7dd84263_z265288856_ce7dd84263_z5139027359_21e61f1019_zblue sky wallpaper (8)PeoplePayingOnBeachWithBlueSkynuvens-ceu-azul

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook