Atualizado em: 7 junho 2013

Por que existem mais homens carecas que mulheres carecas?

Os carecas além de perderem o cabelo mais cedo, um novo estudo indica que homens e mulheres que começam a perder os fios na faixa dos 20 anos têm maior risco de desenvolver câncer de próstata mais tarde
Você Sabia?
Que há lenda de que as mulheres gostam mais dos carecas surgiu com uma marcha carnavalesca da década de 50.
angelina_jolie

Carecas têm mais chances de desenvolver doenças do coração, afirma estudo

Só para começar o assunto, as mulheres também possuem problema de calvície, apesar de não ser tão comum e intensa como nos homens. É importante citar que a forma mais comum da calvície é mais conhecida pelos médicos como a alopecia androgenética.

A calvície vem de uma motivação de herança genética, e ainda por hormônios que definem todas as características sexuais masculinas.

publicidade:

Problema Afeta as Mulheres

As mulheres sofrem este tipo de queda de cabelo, porém o problema é determinado por hormônios masculinos. É importante salientar que a principal reação química que gera os problemas de calvície acontecem quando a enzima 5-alfa age sobre a testosterona, criando assim outro tipo de hormônio, o di-hidro-testosterona (DHT).

Este tipo de hormônio é muito responsável por realizar um afinamento de fios e automaticamente a queda dos cabelos, apesar disto ele não é o responsável principal por este tipo de problema. Se a pessoa não contar com bons receptores de células sensíveis a estes hormônios no couro cabeludo ele não age nos fios. Tudo o que define a sensibilidade ou não destes receptores é a herança genética dos fios.

A grande diferença é que as mulheres produzem muito menos testosterona e automaticamente mesmo que tenham uma predisposição para ficarem calvas não tem hormônios suficientes para ter uma grande devastação nos cabelos. O que é comum é que os cabelos fiquem finos como de bebê e eles não cheguem a cair.

Informação

A posição dos bulbos capilares, também é diferenciada, de onde sai cada um dos fios de cabelo, e por isso a calvície também é diferente. Nos homens a que da de cabelo acontece na região frontal, e no topo da cabeça. Já para as mulheres, acontece bem no topo da sua cabeça.

Se você ver que está ficando aos poucos calvo, é interessante consultar um médico, dermatologista, pois ele poderá lhe apresentar um tratamento interessante para resolver este tipo de problema. Por isso é importante antes de mais nada consultar um médico quando você ver que a queda de cabelos está em excesso.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook