Modificado em: 31 agosto 2010

Plantas Carnívoras – Fotos e Curiosidades

Quando falamos em planta carnívora imaginamos aquelas plantas enormes de filme e que comem pessoas, mas não é nada disso.

As plantas carnívoras são conhecidas por se alimentarem através da captura de insetos e não de carne como muitas pessoas acreditam, o nome carnívora foi dado devido ao fato dela ser diferente de todas as outras plantas, se alimentando de seres vivos, mas são totalmente inofensivas para os seres humanos.

Elas são originárias do sudeste de Ásia, América e Austrália.

E extraem compostos de nitrogênio dos animais capturados para seu sustento próprio.

Existem cerca de 500 espécies de plantas carnívoras, mas apenas um tipo delas, que pode ser encontrada na Indonésia, pode ser realmente considerada uma planta carnívora, pois ela se alimenta de pássaros pequenos, sapos, lagartos e outros animais de pequeno porte.

O perfume de algumas plantas carnívoras é um dos principais meios delas atraírem os insetos.

Eles são atraídos pelo aroma e quando percebem já estão presos numa espécie de gosma que elas possuem.

Outras já atraem os insetos através do brilho dessa gosma e algumas espécies abrem e fecham prendendo os insetos em seu interior.

Depois de capturados elas envolvem o inseto com suas substâncias e retiram dele os nutrientes que não podem ser encontrados no solo, e que são necessários para sua sobrevivência.

Quer cultivar uma planta carnívora em casa?

Para quem quer ter uma planta carnívora em casa, poderá encontrá-las em floriculturas da sua cidade ou em diversas floriculturas online, você pode comprar a semente ou a planta já crescida e os preços variam de acordo com cada espécie.

Se for comprar em supermercados, procure comprar no dia em que elas são colocadas nas prateleiras, pois os funcionários não costumam dar a assistência necessária que esse tipo de planta precisa, como água, luminosidade, etc.

Saiba que elas são muito bonitas e você poderá cultivá-la sem medo.

As plantas carnívoras despertam a admiração de muitos amantes da natureza e a curiosidade dos cientistas.

São plantas que buscam os nutrientes para sua sobrevivência não na terra, mas em animais.

Algumas são tão grandes e assustadoras que conseguem ‘comer’ até pássaros de pequeno porte ou roedores.

Sim! Acredite! Mas a maioria delas alimenta-se exclusivamente de insetos.

Elas têm sistemas altamente desenvolvidos para capturar as presas, evitar a entrada de elementos não desejados como água da chuva, por exemplo, e para digerir suas presas.

Abaixo fotos de algumas bem bonitas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook