Atualizado em: 20 maio 2013

Pessoas podem morrer de Susto? Mito ou Verdade

Saiba que em pessoas saudáveis, o susto raramente pode levar a um quadro mais grave do que um desmaio.
Você Sabia?
Que o Susto é uma ação biológica que ocorre quando uma pessoa vê algo inesperado. É uma reação do corpo humano contra possíveis ameaças
susto-300x224

Dar um susto em alguém é um dos maiores prazeres que a vida pode nos oferecer

Ao se ter um susto, o corpo apresenta modificações incríveis, de uma hora para a outra o rosto perde totalmente a sua cor, seus olhos aparecem arregalados, de pupilas dilatadas e seus pelos eriçam. O coração dispara. Todas as sensações podem vir ao mesmo tempo com um grito considerado involuntário e muitos dos casos a perda total dos sentidos junto a um desmaio.

O susto sempre se apresenta como um evento biológico, bastante intenso e hiperagudo. Seu cérebro normalmente interpreta que está em perigo acionando vários alarmes ao mesmo tempo, em um sistema de luta ou fuga. O corpo humano ativa diversos mecanismos para se preparar para o confronto ou a fuga rápida, por isso muitas vezes em situações de extremo estresse, você poderá ter atitudes que não sabe como fez.

publicidade:

Sobre o Susto

O susto é uma resposta fisiológica onde o susto acontece, seja uma ameaça real, como um assalto, tiroteio ou acidente ou mesmo como uma brincadeira, a primeira reação normal é uma grande descarga de adrenalina, fazendo com que o coração bata mais rápido e a pressão suba.

Nas pessoas que são mais saudáveis o susto poderá ainda levar a quadros considerados mais graves do que um desmaio. Assim que passados cinco ou 10 minutos, a quantidade de adrenalina diminui, a respiração volta ao normal. Pessoas com doenças cardíacas porém poderão estar em sério risco.

As pessoas que tiverem amigos que possuam problemas cardíacos ou pressão alta este é o tipo de situação que poderá trazer uma grande piora, ou mesmo gerar alterações importantes gerando desequilíbrio no corpo trazendo prejuízos para a saúde.

Informação

Outra particularidade do susto é que ele poderá gerar um impacto emocional bastante importante. Assim que passar o momento de medo intenso, é possível surgir raiva ou vontades de chorar. Tudo irá depender do que aconteceu, é uma condição que aparece juntamente com ansiedade, uma maior sensibilidade ou até mesmo momentos de depressão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook