Modificado em: 8 maio 2012

Peixe Pirambóia, o Peixe que parece cobra

Conheça um pouco mais sobre essa espécie de peixe que pode respirar fora da água e é confundido com uma cobra.
Você Sabia?
A palavra “pirambóia” é um termo que tem origem na língua tupi que significa “peixe-cobra”.
Peixe pirambóia

Parecido fisicamente com uma cobra, o peixe pirambóia pode respirar fora do ambiente aquático. (Divulgação)

Por conta das constantes descobertas no mundo da biologia, nós deparamos com grandes novidades sobre os seres vivos que habitam esse planeta. Uma dessas pesquisas resultou no descobrimento do peixe pirambóia, que também pode ser confundido com uma cobra. Apesar disso parecer uma grande mentira, essa espécie existe mesmo. Para você entender melhor sobre esse assunto, nós separamos algumas informações sobre o peixe pirambóia.

Sobre o peixe pirambóia

Espécie de peixe comum na América do Sul, a pirambóia aparece em regiões pantanosas, que alterna períodos de seca e de cheia. Na época das cheias, esse peixe, como todas as outras espécies, tem órgãos respiratórios que funcionam dentro da água. A grande diferença desse peixe para tantos outros é que ele consegue viver durante as secas, já que ele respira pela boca e pelas narinas. Segundo as informações divulgadas por diversos especialistas da área de biologia, a pirambóia consegue sobreviver fora dos rios porque ela usa a sua bexiga natatória como se fosse um pulmão.

Por conta desse fator e da sua semelhança física com a cobra, muitas pessoas acabam confundindo o peixe pirambóia com alguma cobra. Com o intuito de você saber mais sobre essa espécie, nós separamos mais algumas características sobre o peixe pirambóia.

Características notáveis

  • Tem um corpo serpentiforme e a cabeça achatada.
  • Ela é onívora e se alimenta de um molusco do grupo da malária, além das algas e das plantas fanerógramas.
  • A reprodução do peixe pirambóia acontece entre o mês de setembro e dezembro.

Vejas as fotos do peixe pirambóia

Peixe pirambóiaPeixe pirambóia (2)Peixe pirambóia (3)Peixe pirambóia (4)Peixe pirambóia (5)Peixe pirambóia (6)Peixe pirambóia (7)Peixe pirambóia (8)

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook