Atualizado em: 15 fevereiro 2013

Pedras Preciosas mais raras no Mundo

Nem só de diamantes e esmeraldas vive o mercado de pedras preciosas, existem também, outras pedras belas e raras no mundo.
Você Sabia?
Que em 1853, nas águas geladas do rio Bobrovka, na Rússia, o verde vivo e incomum da granada foi descoberto. Brilhando como um diamante, a pedra foi muito vendida e cobiçada.
pedras-preciosas-fonte-google

Pedras raras que atingem mais de cinco quilates podem ser vendidas a partir de 10.000 dólares por quilate.

São consideradas pedras preciosas as pedras mais belas e raras que a Natureza produz. Por milhares de anos essas pedras foram usadas para adornar os seres humanos em colares, anéis, brincos, diademas, coroas, cintos ou até mesmo roupas. Quanto mais rara a pedra mais cara ela é e maior é o status de quem as possui.

As Dez Pedras Preciosas Mais Raras

Jeremejevite. Essa pedra pode ser transparente, azul celeste ou amarelo pálido; pode ser encontrada na Namíbia e foi descoberta por um mineralista russo em 1883. A jeremejevite é encontrada na natureza no formato de pequenos obeliscos de cristal. É muito parecida com a água-marinha.

publicidade:

Opala preta. A opala preta é uma pedra preciosa de corpo negro, mas adornada por estrias multicoloridas e brilhantes. O resultado é maravilhoso. A maior fornecedora de opala preta (e outras opalas mais preciosas) é a Austrália. A opala preta também pode ser encontrada no México, no norte do Brasil e em alguns estados americanos; porém em quantidades muito menores do que na Austrália.

Berilo vermelho ou esmeralda vermelha. Extremamente rara, essa esmeralda é encontrada no México, mas principalmente em Utah, Estados Unidos. A esmeralda é produzida em áreas vulcânicas com a combinação de pressão baixa e altas temperaturas.

Musgravite. Essa pedra preciosa é nova e composta de vários minerais, entre eles o berilo, magnésio e alumínio. Encontrada na Austrália, Groelândia e Madagascar, mas somente a Austrália produz pedras de alta qualidade.

Grandidierite. Pedra de tons azuis, verde e branco misturados, essa pedra é encontrada em Madagascar e Sri Lanka.

Painite. Descoberta em Mianmar, a painite já foi nomeada a pedra mais rara do mundo. Antes de 2005 existia apenas vinte e cinco pedras de painite no mundo. Desde então outras foram encontradas em Mianmar, mas ela ainda é bastante rara.

Granada azul. Granadas podem ser encontradas em várias cores. Dentre elas, a azul é a mais rara. Descoberta em 1990, pode ser encontrada em Madagascar, partes dos Estados Unidos, Rússia e Turquia.

Serendibite. Essa pedra preciosa vem do Sri Lanka. Na natureza é encontrada na cor preta e turquesa. Só há três dessas pedras cortadas e polidas no mundo.

Diamante vermelho. Há pouquíssimos desses diamantes no mundo, mas os que são produzidos vêm da Austrália. A maioria das pessoas só viu diamantes vermelhos que são diamantes tratados e não os verdadeiros diamantes avermelhados. Relatos dizem que a pedra é de um vermelho puxado para o roxo e não somente vermelha.

Jadeite. O México possui jadeites em artefatos encontrados por arqueólogos. A pedra sempre foi um mistério, mas hoje em dia pode ser encontrada na Guatemala e na Califórnia. A jadeite pode ser verde, branca e acinzentada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook