Atualizado em: 21 novembro 2013

O que é Partido de Esquerda?

Saiba que o espectro político esquerda-direita é um sistema de classificação de ideologias e partidos, portanto fique atento as informações abaixo.
Você Sabia?
Que ao contrário do que acontece com outras tipologias de partidos políticos do arco da esquerda política, os partidos comunistas surgiram maioritariamente.
download (2)

O Partido Democrata nunca foi um partido de esquerda,

Em política falamos muito em partidos de direita e esquerda, e até mesmo centro-esquerda. Mas o que isso quer dizer? Tradicionalmente, um partido de esquerda é aquele que se encontra em oposição ao governo, ou à ordem vigente das coisas; mas hoje em dia essas denominações são mais complicadas.

História

As denominações direita e esquerda começaram no coração do processo revolucionário francês, na famosa Revolução Francesa do século dezoito. Naquela época, a Assembleia Nacional Constituinte era o centro das reformas que o país precisava, e ganhou bastante força política, quando o rei organizou uma eleição com os representantes do povo para que votassem medidas que solucionariam tais problemas.

publicidade:

Nessas reuniões, era possível ver como as tendências políticas eram distribuídas observando como os representantes eram distribuídos espacialmente. Os nobres, proprietários de terra, funcionários da corte e os burgueses que lucravam com o poder real ficavam na ala direita do plenário. Esses grupos não queriam reformas, ou queriam reformas bem brandas que não mexessem com seus privilégios.

Conceito

Baseado na origem histórica dessas denominações, podemos identificar um partido de esquerda como os que representam os interesses de grupos minoritários e oprimidos, reformas mais profundas e mudança do status quo no poder político.

Os partidos de esquerda são comumente reformistas e procuram conquistar benefícios para as classes menos privilegiadas.Os partidos de direita seriam então, os representantes das classes dominantes e conservação das elites. Eles costumam defender os status e políticas presentes ou pedirem por reformas e medidas mais brandas.

Brasil

No Brasil essas denominações se misturam um pouco porque os partidos são mais livres em questões da sua ideologia. Existe também o fato de que muitos partidos são chamados de partidos de esquerda por serem oposição do partido vigente. O certo, na verdade, é chamar o partido de partido de oposição e não de esquerda, pois essas denominações são de origem mais profundas e históricas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook