Atualizado em: 19 junho 2012

Os 10 maiores Atores do Brasil

Considerados um dos melhores artistas que já passaram pela tv, teatro e cinema, ajudam a criar o acervo e estórias e personagens inesquecíveis. Com tantos talentos e dedicação profissional, trouxeram emoções e alegrias ao público brasileiro, apaixonados pela arte.
Você Sabia?
Maior parte dos atores são pioneiros da televisão, muitos vindos da Tv Tupi, fundada em 1951, mas sua maioria começou no teatro, e em seguida, novelas.

Com grande desenvoltura e papéis marcantes, esses atores encantaram o público com seu talento e sabedoria. Esses são os melhores atores da tv, do cinema e do teatro, ao longo dos anos.

Os Melhores Atores Brasileiros

Selton Mello.

Selton Mello

Selton Figueiredo Melo (30 de Dezembro de 1972) começou a sua carreira bem cedo. Aos sete anos estreou na novela As Três Maria, como Kennedy. Apesar de vários papéis desenvolvidos na televisão, seu forte mesmo foi nos cinemas, onde é mais conhecido. Lá ele deu vida a personagens incríveis e inesquecíveis, como  Chicó, em O Auto da Compadecida, Diogo Álvares, em Caramuru- A Invenção do Brasil, Leléu em Lisbela e O Prisioneiro, João Guilherme Estrela em Meu Nome Não É Johnny, Pedro, em A Mulher Invisível e Benjamin em O Palhaço. E por falar em filmes, Selton também é super divertido e profissional no quesito dublagem, como no curta da Disney A Nova Onda do Imperador, como Kuzco.

publicidade:
Matheus Nachtergaele

Matheus Nachtergaele

Matheus Nachtergaele (3 Janeiro de 1969) começou sua carreira no teatro. Nas telas de tv, ele foi um pouco mais tarde, estreou em Hilda Furacão em 1998, como o Cintura Fina. Também é um ator que leva bastante jeito com o cinema. Entre seus papéis, está o João Grilo em O Auto da Compadecida, Helinho em Da Cor do Pecado, Queixão em Ó Pai, Ó…, Central do Brasil e Cidade de Deus.

Raul Cortez

Raul Cortez

Raul Christiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez ( 28 de Agosto de 1932- 18 de Julho de 2006) é e deve ser considerado um dos maiores atores que a cultura brasileira já teve. Ele começou nos cinemas, no filme O Pão Que o Diabo Amassou, em 1955. Entre seus papéis, os mais consagrados são de Os Miseráveis, Joaquim de Baila Comigo, Cláudio em Brega & Chique, Jonas, em Rainha da Sucata, Virgílio em Mulheres de Areia, Geremias, em O Rei do Gado, Francesco em Terra Nostra e o Barão de Bonssucesso, em Senhora do Destino. Faleceu no dia 18 de Julho de 2006, por tumor no pâncreas.

 

José Wilker

José Wilker

José Wilker de Almeida (20 de Agosto de 1947) começou com sua carreia de locutor de rádio, até estrear em seu primeiro filme, A Falecida, de 1965. Sua primeira telenovela foi Bandeira 2, em 1972, como Zelito. Entre seus trabalhos, se consagram em Gabriela, como Mundinho Falcão, Anjo Mau, como Rodrigo, Roque Santeiro, como o Luís Roque Duarte, Anos Rebeldes, como Fábio, Um Anjo Caiu do Céu, como Tarso, Desejos de Mulher, como Ariel, a minissérie JK, como o próprio presidente Juscelino Kubistschek, entre outros.

Paulo José

Paulo José

Paulo José Gomes de Souza (20 de Março de 1937) começou sua carreira no teatro, em 1954, com a peça O Muro. Entre seus trabalhos, os mais conhecidos são Macunaíma, Faca de Dois Gumes, como Jorge Bragança, Policarpo Quaresma- O Heróis do Brasil, Shazan, Xerife & Cia, entre outros. Com certeza um dos melhores que já se viu.

Marco Nanini

Marco Nanini

Marco Antonio Barroso Nanini (31 de Maio de 1948) começou no teatro emuma peça infantil, em 1965, chamada O Bruxo e a Rainha. Estreou na telenovela O Cafona, como Julinho. Entre seus trabalhos, tem como prestígio Gabriela, como o Prof. Josué, A Moreninha, como Felipe, Elas por Elas, como Décio, Brega & Chique, como Montenegro e a série, A Grande Família, como Seu Lineu.

Nos cinemas, O Auto da Compadecida e O Bem Amado.

Como produtor, O Mistério de Irma Vap e Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?

Lima Duarte

Lima Duarte

Ariclenes Venâncio Martins- Lima Duarte (29 de Março de 1930) começou como radialista e estreou na telenovela, Sua Vida Me Pertence, em 1951. Entre seus trabalhos estão o Sargento Getúlio, O Auto da Compadecida, como o Bispo, O Crime do Zé Bigorna, Roque Santeiro, como Francisco, entre outros.

Tarcísio Meira

Tarcísio Meira

Tarcísio Magalhães Sobrinho (5 de Outubro de 1935) começou no teatro, em 1957, na peça A Hora Marcada. Estreou na telenovela Noites Brancas e Uma Pires Camargo, onde conheceu sua esposa, a também atriz Glória Menezes. Seus trabalhos mais notáveis foram Sangue e Areia, como Juan Gallardo, Irmãos Coragem, como João Coragem, Roque Santeiro, como o Coronel Emerenciano, Desejo, como Euclides da Cunha, entre outros.

Paulo Autran

Paulo Autran

Paulo Paquet Autran (7 de Setembro de 1922- 12 de Outubro de 2007)  estreou no teatro na peça Um Deus Dormiu Lá Em Casa, de 1947. Na tv, estreou em Gabriela, Cravo e Canela…, como Tonico, em 1960 e no cinema em Appassionata, em 1952. O ator obteve mais sucesso no teatro, tanto que muitos críticos os chamam de “o ator completo”.

Faleceu no dia 12 de Outubro de 2007, de Efisema Pulmonar e recebeu a lei 12.449 de 15 de Julho de 2011, declarando-o Patrono do Teatro Brasileiro.

Grande Otelo

Grande Otelo

Sebastião Bernardes de Souza Prata- Grande Otelo (18 de Outubro de 1915- 26 de Novembro de 1933) foi um dos pioneiros da revista Companhia Negra de Revistas, onde ganhou o pseudônimo Grande Otelo. Fez cinema a primeira fez, no filme de 1933, em Noites Cariocas. Estreou em muitos filmes, como antigamente, em referencia ao carnaval, ao lado do também ator Oscarito. Estreou na tv na telenovela Bairro Feliz, de 1965.

Otelo faleceu em 1993, devido a um ataque fulminante, em uma viagem à Paris, quando este receberia uma homenagem no Festival de Nantes. No site FUNARTE- Fundação Nacional da Arte, é possível encontrar grande acervos do ator, Acervo Grande Otelo, com textos e livros escritos por ele.

Há muitos atores consagrados, tanto da televisão quanto do cinema. Obviamente estes atores estão entre eles, que claro, muitos outros também ajudaram na cultura e na arte brasileira.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook