Atualizado em: 26 junho 2013

Origem dos sobrenomes

Até meados do século XII somente os nobres da Europa tinham um sobrenome que identificava à qual família pertenciam.
Você Sabia?
Que o português surgiu da mesma língua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiáticos. Com as inúmeras migrações entre os continentes.
origem dos sobrenomes

Nome e sobrenome são a nossa primeira noção de pertencer.

Em meados do século XII, na Europa, as pessoas tinham o costume de por apenas um nome nas crianças da família, que iam nascendo.

Até porque naquela época, o próprio isolamento dos feudos, grandes extensões de terra de um único dono, não causava a preocupação de haver uma outra pessoa com o mesmo nome, então não havia a necessidade de se colocar um outro nome na pessoa e muito menos um sobrenome.

publicidade:

Origem dos Sobrenomes

Alguns  estudiosos do tema também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por causa de uma característica pessoal de uma pessoa. Por exemplo, os sobrenomes  “Severo”, “Franco” ou “Ligeiro” foram criados a partir das características de comportamento de uma determinada pessoa e repassados aos descendentes dessa pessoa.. Da mesma forma, outros sobrenomes foram criados por causa da profissão exercida por uma mesma família. Por exemplo, “Bookman” (que quer dizer livreiro) e “Schumacher” (que quer dizer sapateiro) são sobrenomes que mostram bem esse tipo de situação.

Mas quando a pessoa não era conhecida por uma característica particular ou pela profissão de sua família,  o seu sobrenome era geralmente determinado pelo nome do pai  Na Europa, isso se tornou bastante comum e podemos citar exemplos como os sobrenomes MacAlister (“filho de Alister”), Johansson (“filho de Johan”) ou Petersen (“filho de Peter”). Sendo que até na língua portuguesa podemos ver , esse mesmo costume como por exemplo em sobrenomes como Rodrigues (“filho de Rodrigo”) ou Fernandes (“filho de Fernando”).

Informação

Sendo muito comum, vermos que um sobrenome originou-se do relevo geográfico onde a pessoa morava. Por exemplo, o “João da Rocha” teve o seu sobrenome determinado pelo fato de morar em uma região cheia de rochas ou morar próximo de uma grande rocha. Com o passar do tempo a pessoa era chamada pelos outros dessa forma,e  o sobrenome acabava fazendo parte do nome de seus herdeiros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook