Atualizado em: 3 setembro 2013

Olhos de Bebês: Quando a cor dos olhos é definitiva

A maioria dos bebés ao nascerem tem os olhos entre uma cor cinzenta-azulada e ardósia, só por volta dos seis meses, é que se defini qual será a cor definitiva
Você Sabia?
Que o anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento.
download

Entre o 3° e o 6° mês é que ele irá se definir na cor definitiva

Todas as mães e pais corujas, assim com avós, tios tias e até padrinhos, ficam ansiosos para saber se a cor dos olhos dos bebes ainda vão mudar, conforme eles vão crescendo. Pois a grande dúvida é saber quando a cor dos olhos do bebe vai ser definitiva.

Pois bem, a cor do olho é definida segundo a  cor da íris, que vem a ser o anel muscular em volta da pupila. A cor da íris, entretanto depende de uma proteína chamada melanina, que também será a responsável pela cor da pele e dos cabelos do bebe.

publicidade:

Informações

Quando os bebes nascem os olhos são azuis ou acinzentados, porque o melanócito, que é a célula responsável pela produção da melanina, esteve no escuro e não foi estimulado a produzir a melanina. Mas após o nascimento, a cor do olho dependerá da produção da melanina, assim se o melanócito produzir pouca melanina, o olho continuará azul. Já se o melanócito produzir um pouco mais de melanina o olho será esverdeado. Mas caso ele produza muita melanina, os olhos poderão ser marrons ou pretos.

Entretanto, nos seis primeiros meses de vida do bebe, a produção da melanina será mais intensa. Sendo que após esse tempo, a cor tende a mudar. Entretanto a mudança pode ocorrer até o primeiro ano de vida. Então  qualquer avaliação da cor dos olhos, antes de um ano de vida do bebe pode com certeza dar errado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook