Atualizado em: 24 janeiro 2013

O que significa laico? Exemplos de aplicação

Entenda mais sobre seu conceito, sua aplicação e o real significado para a palavra "Laico" que é um forte adjetivo critico em vários países.
Você Sabia?
Que a palavra "Laico" vem do grego "Laikós" que tem um significado "do povo".
O Conceito de Laico não pode ser confundido com Ateismo, mas são identicos até a opção de escolha de liberdade religiosa. (DIvulgação)

O Conceito de Laico não pode ser confundido com Ateismo, mas são identicos até a opção de escolha de liberdade religiosa. (DIvulgação)

Provavelmente todos já escutamos pelo menos uma vez a expressão “Estado Laico”, mas você realmente o que significa a palavra LAICO? Vamos entender melhor essa expressão! A palavra “laico” se deriva do grego “laikós” que significa “povo”, não entendeu ainda não é?

Para nos ajudar a compreender essa palavra devemos associa-la a religião, ou não associa-la na verdade, ou seja, essa é uma palavra indica algo que não possui vínculos com uma religião. Estado Laico significa um estado sem religião, que não é levado por “regras” sociais pregadas por algum tipo de religião.

publicidade:

Idealização

A ideia de laicismo tem uma história longa, porém segue algumas regras que estão decretas na legislação francesa de 1905 sobre a separação de estado e religião. Legislação essa que foi mais desenvolvida durante o século XX para ter a “ideia” de que exista uma igualdade de tratamento entre todas as religiões.

Hoje em dia, existem os dois tipos de países espalhados pelo mundo, os que possuem um estado laico e não estão empregando leis cuja religião interfira diretamente que geralmente são os países ocidentais como Brasil e Estados Unidos, porém ainda existem países que são regidos por leis inteiramente dependentes da religião como é o caso do Irão, Vaticano e etc.

Aplicando suas Vantagens

As vantagens do laicismo são referentes a uma igualdade, ou seja, sem a religião ditando regras, é possível se ter leis que seguem apenas a moralidade e humanidade sendo apenas ditadas pelo sistema legislativo garantindo assim igualdade para todos. Devemos lembrar também de não confundir laicismo com laicidade, este ultimo que faz uma referencia ao estado secular, que embora tenham significados muito parecidos não são totalmente iguais.

Agora você conseguiu ter uma idéia do que significa a palavra Laico? Apesar de ter um significado simples, é muitas vezes mal compreendida e usada em algum contexto errado prejudicando assim seu verdadeiro significado e contexto histórico-cultural que foi muito importante para o desenvolvimento dos países até hoje em dia.

Estado Laico

Estado Laico já significa que a nação tem uma posição neutra no campo religioso. Nosso país é oficialmente um estado Laico! (Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook