Atualizado em: 25 janeiro 2013

O que é ser resiliente?

Resiliência é uma palavra desconhecida pela maioria das pessoas e considerada pernóstica pelos modernos, mas é uma das qualidades que se exige dos profissionais
Você Sabia?
Que os primeiros relatos da utilização da palavra foi pelo cientista Thomas Young em 1807 que a utilizou para descrever a capacidade de um corpo deformado por uma força externa
publicidade:
resiliente

Para além de ser optimista, a pessoa resiliente procura descobrir as causas dos problemas

Muitas pessoas já ouviram esse termo, porém são poucas as que sabem seu real significado. A palavra resiliente vem do latim Relisire e tem seu significado na tradução “voltar ao estado natural” ou “saltar para trás”.

Registrados no ano de 1807 os primeiros relatos da utilização da palavra, a mesma passou a descrever a capacidade de um corpo comum que seja deformado por qualquer força externa e volta para o estado natural, essa força acaba se cessando.

publicidade:

O que é

Ficou confuso? Vamos exemplificar. Pegue como ilustração um elástico. Através de uma força exercida por você, você consegue esticar o mesmo e logo que você para de puxar em sentido contrario, ele volta ao normal. Sendo assim, podemos determinar que o elástico dentro do campo da física, é um objeto, um ser resiliente.

Já dentro do ramo da psicologia é aquela pessoa que consegue se sobressair de uma determinada situação ou evento traumático, assim como a capacidade que o mesmo tem de nos momentos difíceis, em situações nada favoráveis, conseguem superar de uma maneira excelente, não culpando aquilo que aconteceu com elas por aquilo que elas se tornaram.

publicidade:

Informação

Também conseguimos encontrar esse termo dentro da administração, que tem basicamente o mesmo significado citado anteriormente. Ou seja, uma empresa resilente é aquela empresa que passa por uma situação critica, vermelha e mesmo assim, consegue dar a volta por cima do mercado e se recupera. São aquelas empresas que estavam por cima, caíram, e depois voltaram ao topo. Ou seja, em suma, resiliente quer dizer voltar a ser quem era, quem foi um dia, por mais diversidades que possam surgir.

Vídeo sobre Resiliência

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook