Atualizado em: 26 junho 2013

O que é o Fascismo na Prática

A prática do Fascismo envolveu medidas políticas e econômicas, convidando a comparações diferentes.
Você Sabia?
Que o termo fascismo deriva de fascio, nome do grupo político que surgiu na Itália no fim do século XIX e começo do século XX. Em 23 de março de 1919.
fascismo

O fascismo é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália

O Fascismo nada mais é do que uma corrente prática da política, que teve a sua origem na Itália, se opondo aos diversos liberalismos, bem como socialismos e ainda democracias. Tendo surgido nos períodos entre guerras, abrindo assim caminhos para o surgimento de vários outros movimentos e regimes voltados a extrema direita.

A palavra fascismo vem associada a qualquer tipo de sistema de governo, este que de sua forma semelhante ao de Benito Mussolini exaltaria os homens e utilizava de modernas técnicas de propaganda e censura, fazendo assim uma severa arregimentação econômica, social e também cultural.

publicidade:

Partido Nacional Fascista

Fundado por Benito Mussolini, o professor primário e também mais tarde jornalista teria fundado este partido. Ele que se originou de um movimento paramilitar que ele mesmo teria criado para combater as agitações e também as greves organizadas por diversos outros socialistas e movimentos chamados movimentos de esquerda.

A chamada esquadra de combate deu origem ao fascismo buscou o seu nome na expressão chamada fascio que nada mais é do que o feixe de varas. O Feixe de varas simboliza uma união e força vindo do latim ferse, um feixe de varas que juntamente com uma machadinha eram levados pelo chamado litor. O litor era uma espécie de oficial de justiça que na Roma Antiga seguia todos os magistrados para executar todas as decisões que eram tomadas com relação a justiça.

Sobre o Facismo

O fascismo italiano então pode assumir que toda a natureza do estado seria superior a soma do indivíduo que compõe aqueles que existem para todo o estado ao invés de o Estado existir para que pudesse os servir.

O fascismo tinha como as principais características o totalitarismo, bem como a liderança carismática, o corporativismo, bem como o nacionalismo, o militarismo e ainda o expansionismo e o companheirismo entre os diversos fascistas.Com isto o líder fascista foi em regra um ator exagerado, que tinha como objetivo seduzir as massas populares para um papel messiânico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook