Atualizado em: 16 julho 2013

O que é Alter Ego, qual a origem e seu significado na prática

Alter ego pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa
Você Sabia?
Que os primeiros pensadores a se envolver com questões relacionadas à psicologia foram os filósofos gregos clássicos, por volta de 200 anos A.C.
ALER

Alter ego é uma locução substantiva

O que é

Alter ego, assim como a grande maioria das expressões que usamos hoje em dia, deriva do latim. Ego significa basicamente a palavra eu, ou seja, é quando nós falamos de nós mesmos.

Portanto, quando as pessoas dizem que as outras possuem um ego muito grande, na verdade ela está se referindo a uma grande autoconfiança. É quando a pessoa coloca ela mesmo na frente de todas as outras coisas, e desta forma ela acaba se tornando egocêntrica, por exemplo, que é quando ela é o centro de tudo.

publicidade:

Significado na Prática

Por exemplo, quando vemos esta expressão na literatura, estamos geralmente nos referindo a identidade oculta de um personagem. Por exemplo, se ele na verdade é um vilão que esconde as suas maldades de todos através de ações que façam com que ele pareça uma pessoa boa, este lado bom dele acaba sendo seu alter ego. Este é um recurso muito utilizado pelos autores para adicionarem profundidade aos seus personagens, já que hoje em dia praticamente todos os especialistas nos estudos do comportamento humano sabem que todos nós somos feitos de camadas, ou seja, temos múltiplas personalidades.

O alter ego acaba sendo objeto de estudo principalmente da psicologia. Na vida real, sempre os estudos apontam como alter ego uma outra personalidade de alguém, que em muitos casos pode estar inconsciente no comportamento dela. Ou, ela alguns casos, as pessoas sabem que esta segunda identidade existe e acaba escondendo ela por diferentes motivos.

Em alguns caos, o fato da pessoa manter um alter ego pode causar problemas sociais sérios, sendo associado a uma doença chamada Transtorno Dissociativo de Identidade. É quando a pessoa realmente acha que ela é uma outra pessoa e isso acaba prejudicando a vida dela de um modo geral.

Artistas e cantores também acabam mantendo um alter ego muitas vezes, até como uma ferramenta para manter sua vida privada longe dos holofotes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook