Atualizado em: 19 agosto 2013

O que as cores dos alimentos dizem?

Atualmente muitos não sabem mas as cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde
Você Sabia?
Que o kiwi é fruto de uma planta trepadeira, onde no ano de 1961 este fruto surgiu pela primeira vez num restaurante nos Estados Unidos.
cor_alimento_g_137110101112796

A cor dos alimentos dá-nos dicas muito importantes sobre os tipos de benefícios

Os alimentos variados fazem parte de uma importante dieta saudável. Sabemos que uma dieta equilibrada acompanhada de exercícios físicos garante uma saúde estável para o nosso corpo, garantindo também o bom funcionamento de nosso organismo. Mas você saberia dizer quanto à importância das cores dos alimentos?

Pois saiba que elas têm sim um grande significado. Neste artigo você irá entender melhor sobre as cores dos alimentos e o que elas nos dizem, bem como seus benefícios a nossa saúde. Leia mais e fique por dentro das informações!

publicidade:

Benefícios

Os alimentos possuem cores variadas e elas representam a predominância de determinadas propriedades, como os fitoquímicos e nutrientes. Estes, por sua vez, contêm princípios ativos que interagem nosso organismo trazendo inúmeros benefícios, como seu melhor funcionamento e também a prevenção de doenças. A importância da frase ‘’um prato colorido é um prato saudável’’ sugere exatamente isso: quanto mais cores contidas nos alimentos que serão ingeridos, mais propriedades benéficas você terá para sua saúde.

Diversos tipos de alimentos como a salsa, pimentão, manjericão, cebola, alho e demais ingredientes que podem ser usados como temperos, até mesmo o azeite de oliva, estão inclusos em uma lista de alimentos orgânicos que ‘’tingem’’ o seu prato e te deixam mais saudável. Invista em cores vibrantes e variadas, mas não em quantias exageradas.

Dicas sobre Alimentos Coloridos

O ideal é ter-se de 3 a 4 cores diferentes dispostas na forma de alimentos em seu prato a cada refeição principal do seu dia. Não opte por outras tonalidades de mesma cor (como ingestão de saladas verdes e legumes de mesma cor, por exemplo). As propriedades estão também contidas nas cores, então um balanço delas auxilia na obtenção das quantias ideias de antioxidantes, nutrientes e vitaminas.

Lembre-se que as cores não resumem-se somente aos legumes e verduras: a coloração diversificada também é importante nas frutas, cereais e grãos, bem como nas proteínas (ovos, carnes e etc). É importante valorizar as cores, sair da monotonia, mas também é necessário ressaltar que a quantidade dos alimentos coloridos não deve ser exagerada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook