Atualizado em: 14 maio 2010

Nova Carteira de identidade com chip


A documentação dos brasileiros vai passar por mudanças. Tanto a carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro.

Essa é a prerrogativa da Lei 12.058 que autorizou a elaboração de um registro civil único que foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

publicidade:

Com isso,  o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados o que será válido dentro de um ano. O Poder Executivo terá 180 dias para regulamentação.

Com a implantação do Afis (sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais), a intenção é gerar um número nacional para todos os brasileiros.

Isso também vai facilitar, já que hoje, cada órgão produz um número diferente de carteira de identidade, o que possibilita uma pessoa a emitir o documento em diferentes regiões. Agora, as impressões digitais serão encaminhadas para o INI, que fará um único banco de dados.

O Chip. A novidade.

O novo RG vai ser do tamanho de um cartão de crédito e também vai ter o chip, que armazena todas as informações da pessoa e também as impressões digitais.

A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la, todos os dados são gravados a laser no corpo do documento.

A proposta é que, em nove anos, todos os cidadãos já estejam munidos da nova identidade assim acabando com o todos os problema de homônimos (pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes), e principalmente com as fraudes.

Sem contar, que com esse sistema mais moderno de identificar o cidadão, muitas outras facilidades virão como os enormes espaços reservados na carteira para guardar os documentos!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook