Atualizado em: 15 fevereiro 2011

Japão vai enviar robô humanóide para a Estação Espacial

eei

O Japão planeja enviar um robô humanóide para a Estação Espacial Internacional (ISS) capaz de se comunicar com os astronautas, receber informações do centro de controle e enviar mensagens através da rede social Twitter.

publicidade:

Um porta-voz para a agência Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) anunciou hoje que o planejamento da experiência durará cerca de um ano, durante o qual eles discutirão detalhes técnicos como o tamanho do Android, que poderá ter uma altura de dois metros.

O objetivo é criar um robô capaz de se comunicar com os astronautas e combater os problemas de isolamento, uma característica que, no futuro poderá ser combatida com o uso de robôs, por exemplo, para idosos, disse o porta-voz.

Embora a JAXA não tenha informado a data final de entrega para a ISS, a edição online do jornal Nikkei nesta quarta-feira publicou que poderia ser a partir de 2013.

Ele também observa que o robô pode medir o nível de estresse dos habitantes da ISS com base em suas expressões faciais e a cor da sua pele, bem como receber instruções do centro de controle, e comunicar quando os astronautas do sono despertam.

O projeto está sendo desenvolvido pela JAXA, em colaboração com a Universidade de Tóquio e a empresa nipônica Dentsu.

A entrega do robô espacial japonês para a ISS seguirá um projeto semelhante, da Nasa, que planeja enviar em fevereiro o androide robonauta (R2) para a estação, onde ficará permanentemente para ajudar na manutenção.

Desenvolvido pela NASA e pela General Motors, robonauta será o primeiro Android no espaço e, enquanto se prepara o Japão, terá ainda a sua própria conta no Twitter para contar a sua aventura espacial.

Fonte: JAXA em inglês

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook