Atualizado em: 24 outubro 2010

Imagens da Galáxia mais antiga do Universo

O universo é o que há de mais fantástico na existência. De tão fantástico, nem conseguimos imaginar o que há nos confins do mesmo. Será que, de fato, ele é mesmo infinito? E o que há mais distante? Estamos sós?

publicidade:

Essas e outras respostas ainda demorarão muito tempo até serem respondidas, mas nos cabe olhar aos céus e imaginar.

Mas dentro de infinito universo existem as galáxias. Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

Existem galáxias muito antigas que, provavelmente, nem existem mais em sua forma original. A galáxima mais velha descoberta foi a UDFy-38135539.

O nome, nada simples, significa o conjunto de estrelas da região que estava sendo observada, conhecida como “ultra deep field”, com os números indicando a posição exata no espaço. Com o telescópio, os astrônomos, depois de 16 horas de observação, avaliaram o desvio para o vermelho, isto é, a luz emitida pelo objeto no espaço, da gálaxia. Ele foi estimado em 8.6. Essa medição mostra que o objeto já existia há 600 milhões de anos depois do Big Bang.

Confira abaixo algumas imagens desta galáxia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook