Atualizado em: 25 janeiro 2011

Idiomas mais falados no mundo

Atualmente, vivemos em um mundo globalizado onde todos podem se comunicar em tempo real através da internet. As barreiras outroras existentes, já não fazem mais parte nessa nova ordem mundial e o mundo se comunica de maneira igulalitária.

publicidade:

Dentre todas elas, é de senso comum que o inglês seja usado para “unir” os povos, uma vez que é uma língua paupérrima e, geralmente, os negócios são feitos assim. Porém, apesar do Inglês ser a língua mais usada de forma comercial em todo o planeta, não é nem de longe a língua mais falada no mundo.

Segundo o livro “The Ethnologue: languages of the world”, em média, são faladas aproximadamente 6912 línguas no mundo. O cálculo é feito com base em falantes nativos, ou seja, pessoas que falam o idioma como primeira língua.

Confira abaixo a lista.

10º – Alemão -> 110,000,000
A língua alemã está em décimo lugar na lista de idiomas mais falados do mundo, tanto por nativos, quanto pelo número total de falantes. O alemão é falado principalmente na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, na maior parte da Suíça, Luxemburgo, na região italiana do Tirol Meridional e Namíbia. Cerca de 36 outros países, inclusive no sul do Brasil, fala alemão.

9º – Japonês -> 127,000,000
A língua japonesa é o idioma falado no Japão e em outros lugares do mundo onde se encontram comunidades de imigrantes e descendentes de japoneses, ou nikkei. A maior dessas comunidades fora do Japão encontra-se no Brasil, seguida pelas do Peru e dos Estados Unidos. O idioma tem forte presença em países como Havaí, Guam, Ilhas Marshall, Palau, Peru e Taiwan.

O japonês usa cinco sistemas de escrita diferentes: rōmaji, hiragana, katakana, kanji e os algarismos indo-arábicos.

8º – Russo -> 164,000,000
O russo é uma língua eslava, da família indo-europeia. É o idioma oficial da Rússia, Bielorrússia, Geórgia, Agência Internacional de Energia Atómica, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia (Gagáuzia e Transnístria), Turcomenistão, Ucrânia, Organização das Nações Unidas, Rússia e Ásia Central. Falado também no Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Israel, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia e outros 9 países.

É o mais falado dos idiomas eslavos, ocupa o primeiro lugar na lista dos idiomas mais falados na Europa por número de falantes nativos e o oitavo entre as línguas de todo o mundo.

O russo é escrito com uma versão moderna do alfabeto cirílico, contendo 33 letras.

7º – Bengalês -> 207,000,000
O bengali é a língua oficial de Bangladesh, Índia, estados de Bengala Ocidental e Tripura na Índia. Há também comunidades significativas de falantes de bengali em Assam, estado indiano, além de populações imigrantes no Ocidente e no Oriente Médio.

6º – Português -> 250,000,000
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros. Possui dois padrões reconhecidos internacionalmente, o português brasileiro e português europeu. Os países falante do idioma são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Timor Leste, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e em cerca de 17 outros países.

5º – Árabe -> 320,000,000
Oriente Médio, Arábia, África do Norte

4º – Inglês -> 341,000,000
A língua inglesa é a língua nativa da Austrália, Canadá, EUA, Nova Zelândia, Reino Unido, Zimbábue, e outros países pequenos. Alguns países como a Irlanda, por exemplo, não tem o idioma como nativo mas é falado por mais de 95% da população.

3º – Espanhol -> 358,000,000
Embora o castelhano (espanhol) seja uma língua principalmente americana, é falada nos seis continentes, embora em alguns de forma quase residual.

Na América, é oficial na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, mas sua presença também é importante no Belize, Estados Unidos da América.

Na África, é oficial em Canárias, Ceuta, Melilha, Guiné Equatorial. Em 11 de julho de 2001, o espanhol (castelhano) foi declarado uma das línguas oficiais da Organização da Unidade Africana (OUA), junto com o árabe, francês, inglês, português e kiSwahili.

Na Europa, é oficial na Espanha e se fala também em Andorra e Gibraltar. Núcleos de imigrantes na Alemanha, França, Itália, República Checa e Suíça. É uma das línguas oficiais da União Européia.

Na Oceania, é oficial em Ilha da Páscoa (Chile). Núcleos de imigrantes na Austrália.

Junto com o inglês é a língua ocidental que possui mais falantes.

2º – Hindi -> 487,000,000
O idioma é falado na Índia, regiões norte e central. Índia é um país populoso, o que faz com o Hindi seja o segundo idioma mais falado do mundo.

1º – Mandarim -> 1,210,000,000
O mandarim é o idioma mais falado do mundo devido a população da China, que ultrapassa 1 bilhão de habitantes. O idioma é falado também em Hong Kong, Indonésia, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Tailândia, Vietname, Mianmar, Camboja.

Fonte: Blog Britescade

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook