Atualizado em: 25 fevereiro 2013

Hierarquia do Vaticano: Como é constituida e como funciona

Conheça como é estabelecida toda a hierarquia do Vaticano, e como funciona cada uma das funções constituídas. Fique por dentro deste método católico!
Você Sabia?
O Vaticano é uma Cidade-Estado desde 1929, e a raiz do nome "Vaticano" vem do latim "vates" que significa "vidente".

A igreja católica querendo ou não é uma das maiores instituições públicas em todo o mundo, sendo considerado por muitos como uma religião bastante politica, porém isso cabe a cada pessoa e também a cada criação e informação que essa pessoa adquiriu para chegar a seu ponto de vista. Mas existe uma duvida que é sempre bastante comum entre a maioria das pessoas, esse é o caso do conhecimento sobre a hierarquia do vaticano, pois muitas pessoas querem saber como funciona a hierarquia do Vaticano e da igreja católica, e nesse artigo iremos oferecer essas informações.

Padre

O Padre Federico Lombardi é um dos padres no Vaticano. (Reprodução)

O Padre Federico Lombardi é um dos padres no Vaticano. (Reprodução)

Padres são aqueles que receberam ordenação sacerdotal, trata-se de um católico batizado que fica responsável por administrar sua própria paróquia, também responde pelos serviços oferecidos pela sua igreja, o que também inclui alguns programas que podem ser encontrados somente em algumas paroquias que na maioria das vezes se deve ao padre dessa paroquia. Os padres também são classificados em dois, sendo os padres seculares que ficam fixos e consequentemente são os mais conhecidos, a segunda classificação é o padre missionário que viajam para pregar.

publicidade:

Bispo

Frades Franciscanos é um dos bispos no Vaticano. (Reprodução)

Frades Franciscanos é um dos bispos no Vaticano. (Reprodução)

Os bispos ficam acima dos padres na hierarquia, segundo a doutrina, os bispos são sucessores diretos dos apóstolos, cada bispo é responsável por administrar uma diose, que trata-se de um grupo de paroquias de uma determinada região, sendo um papel de suma importância para o desenvolvimento das igrejas.

Cardeais

Cardiais do Vaticano durante reunião! (Reprodução)

Cardiais do Vaticano durante reunião! (Reprodução)

São considerados os mais poderosos dentro da igreja católica depois do papa, espalhados pelo mundo os cardeais contam com muitas responsabilidades, uma delas é eleger um novo papa, sendo que os cardeais são os responsáveis por votar e assim poder eleger um novo papa. Quando um cardeal falece, o papa fica sendo responsável por nomear um novo cardeal que será o sucessor.

Papa

O papa é o chefe absoluto de toda a igreja, sendo ele também o responsável pelo papel de líder religioso, e também de politico espiritual. Pedro foi o considerado o primeiro papa, sendo ele escolhido por Jesus Cristo.

Bento XVI, o atual papa desde 2005. (Reprodução)

Bento XVI, o atual papa desde 2005. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook