Modificado em: 26 abril 2010

Frutas Cítricas e Não cítricas


Tudo que é feito de frutas cítricas, em termos de alimentos, tem saber ácido e com um toque refrescante. Isso por que é característico de uma fruta cítrica ter essas propriedades.

Pela Biologia, define-se que frutas cítricas são aquelas que possuem o ácido cítrico, um ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos.
As suas funções são múltiplas como ser conservante natural (antioxidante), sendo conhecido também como acidulante INS 330, responsável pelo que dito logo acima que é dar ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas.

A Biologia completa que a sua função como intermediária do ciclo do ácido cítrico é fundamental no ciclo de vida de vida.

Estudos afirmam que as frutas cítricas, podemos reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50% por causa das propriedades antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico, inibindo por conseqüência o crescimento de tumores e células cancerígenas.

De todas as frutas cítricas, a laranja é a que possui o maior nível de antioxidantes, contendo aproximadamente propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibidora da formação de coágulos no sangue. Exemplos de frutas cítricas são: abacaxi, caju, tangerina(mexerica),jabuticaba,laranja,limão,romã,nêspera,ameixa,cidra,lima, marmelo e acerola.

As não cítricas são as que não possuem composição ácida em suas vitaminas como exemplo são as frutas: banana, maracujá, ingá, graviola, murici,caçar,cupuaçu, acerola
maçã, pêra, banana, manga. Melão, melancia, figo e pêssego.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook