Atualizado em: 8 junho 2010

Fotos do Parque Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera está para São Paulo assim como o Jardim Botânico está para o Rio de Janeiro. Este lugar se trata do maior e mais famoso parque urbano da grande São Paulo.

publicidade:

E este importante espaço foi projetado e inaugurado n década de 50. Um presente que a cidade de São Paulo recebeu quando fez 400 anos de vida. Em tupi o nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida”. A área era uma aldeia indígena na época da colonização, uma área de chácaras e pastagens.

Foi então que um visionário prefeito de São Paulo, José Pires, projetou que este lugar fosse transformado em um parque semelhante aos existentes na Europa e nos Estados Unidos da América, como Central Park em Nova Iorque.

CONDIÇÕES

O terreno era alagadiço, um entrave para o desenvolvimento do projeto, até que um funcionário público fez o plantio de eucaliptos australianos, uma planta muito utilizada para drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.

O terreno então ficou propício para se fazer o Parque do Ibirapuera.

PROJEÇÃO

Foi o famoso arquiteto Oscar Niemeyer quem fez o projeto do parque e Roberto Burle Marx, o paisagismo. E com o trabalho deste especialistas fizeram do lugar um espaço com muita beleza e verde dentro de uma selva de pedra como é a cidade de São Paulo.

A inauguração do parque foi em grande estilo e contou com 640 estandes montados por treze estados e dezenove países.

Das mais novas projeções se tems o Viveiro Manequinho Lopes, o fucionário que plantou os eucaliptos e o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica.

A última construção concluída no parque foi o Auditório Ibirapuera, obra que constava nos planos iniciais do arquiteto, mas que não havia sido executada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook