Atualizado em: 19 março 2013

Fascismo: Definição, Origem

No modelo corporativista de gestão totalitária do fascismo, as várias funções do Estado podiam ser desempenhadas por entidades particulares, sem que fossem nacionalizadas, mas cabia ao Estado planejar e inspecionar a ação destas entidades.
Você Sabia?
Que o fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália.
Fascismo 1

Fascismo é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa

O Fascismo é uma doutrina totalitária,, desenvolvida por Benito Mussolini, no Reino de Itália.

Sendo que Mussolini fundou o movimento fascista em 23 de março de 1919, numa reunião feita na cidade de Milão.. Entre os membros fundadores estavam os líderes revolucionários sindicalistas Agostino Lanzillo e Michele Bianchi.

publicidade:

Origem

A palavra “fascismo” é derivada de fascio, nome de grupos políticos ou de militância, que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX, mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.

Benito Mussolini, era professor  primário e mais tarde tornou-se jornalista, fundando então o Partido Nacional Fascista, originário de um movimento paramilitar, que ele mesmo criara para combater as agitações e as greves organizadas por outros socialistas e movimentos de esquerda.

Definição

As principais características do fascismo eram  o totalitarismo,, a liderança carismática, o cooperativismo, o nacionalismo, o militarismo, o expansionismo e o companheirismo entre os fascistas.

Uma característica marcante do fascismo foi o corporativismo de Estado, realizado através de um partido único e de sindicatos nacionais subordinados ao Estado. Sendo que no seu modelo corporativista de gestão totalitária, as várias funções do Estado podiam ser desempenhadas por entidades particulares, sem que fossem nacionalizadas, mas cabia ao Estado planejar e inspecionar a sua ação.

Vídeo sobre o Facismo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook