Atualizado em: 15 agosto 2013

Entenda o Ramadã

No fim do período do Ramadã, acontece o Eid al-Fitr que é uma comemoração com banquetes e troca de presentes entre os muçulmanos e seus convidados.
Você Sabia?
Que o Ramadã é um feriado não fixo que se movimenta a cado ano e se localiza no nono mês do calendário muçulmano
Ramadan

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico no qual se acredita que o profeta Maomé

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico no qual o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Deus( Alá), dos primeiros versos do Alcorão. Segundo o Islamismo, Maomé estava andando em um deserto perto de Meca 610 D.C.  onde atualmente localiza-se a Arábia Saudita, quando certa noite, uma voz vinda do céu o chamou.

A voz seria do anjo Gabriel que falou que Maomé tinha sido escolhido para receber a palavra de Alá. Nos dias seguintes, Maomé começou a falar os versos que seriam transcritos, compondo o Alcorão.

publicidade:

Inicio do Ramadã

A data do início do Ramadã, a cada ano é baseada na combinação das observações da Lua e em cálculos astronômicos. O termino do Ramadã é determinado também através desses cálculos. Como  o Islamismo utiliza um calendário lunar, o inicio e termino do Ramadã varia de ano para ano, podendo acontecer em diferentes meses do ano. O calendário lunar tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar, que é utilizado na maior parte do mundo ocidental. Assim,

 

Entenda o Ramadã

Ramadã é um acontecimento anual muito importante para os muçulmanos e compõe um dos cinco pilares do islamismoou obrigações da fé islâmica, como a Shahada – profissão de fé, a Salah – cinco orações diárias, a Sakat – caridades, o Ramadã/Suam – jejum e  a  Hajj – peregrinação a Meca.

Assim  os jovens quando atingem a puberdade, devem jejuar, e o primeiro jejum de uma pessoa na comunidade muçulmana, é algo para celebração e festa. Já as grávidas, lactantes, as que estão no período menstrual, crianças, idosos e aqueles que estiverem doentes ou viajando, são dispensados de praticarem o ramadã.

Durante o Ramadã, o jejum é feito por cerca de 29 dias entre o nascer e o pôr do sol. Sendo que o dia começa com o suhoor, que é uma refeição feita ainda de madrugada, e termina com o iftar, a refeição que termina com o jejum do dia. Sendo a ocasião de celebrar com a família e os amigos, pois pessoas de outras religiões podem ser convidadas. Mas caso, alguém comer, beber ou tiver relações sexuais durante esse período, deverá alimentar 60 pobres ou jejuar por 60 dias.

Já no fim do jejum acontece o eid ul-fitr, que é um banquete seguido de três dias de comemoração. Sendo que é  proibido jejuar nesse período, mas muitos muçulmanos vestem suas melhores roupas e decoram suas casas com luzes e enfeites. É um período onde as dividas antigas são perdoados e dinheiro é doado aos pobres. Também os alimentos especiais são preparados e amigos ou parentes são convidados a participar da festa. Ocorre a troca de presentes e cartões e as crianças recebem presentes, como no Natal cristão.. Eid al-Fitr é um período alegre, mas seu real objetivo  é  louvar a Deus e dar graças a ele, de acordo a crença islâmica.

Vídeo sobre o Ramadã

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook