Atualizado em: 15 julho 2010

Energia Solar – Como funciona


Ela tem sido referenciada com uma das formas mais econômicas de gerar energia. É a energia solar!

COMO ACONTECE

A Energia solar é obtida através da captação de energia luminosa e também de energia térmica advinda do sol.

publicidade:

Após esta captação, a energia é transformada em uma energia utilizável pelo homem, seja para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica e ainda mecânica.

CIÊNCIA

A ciência afirma que no seu movimento ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia.

Porém, desse total, somente  19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz.

Existem muitas técnicas sendo experimentadas para fazer combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal – mas sem a presença destes organismos.

A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidro-electricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra.

APROVEITAMENTO

A energia solar pode ser aproveitada em muitas coisas e em áreas desérticas, onde as nuvens possuem pouca altura e estão localizadas em latitudes próximas ao equador são mais favoráveis à captação energia solar.

Os desertos possuem sofisticação técnica necessária para a captura de energia solar

MÉTODOS

Os métodos de captura da energia solar podem ser Direto quando significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem e Indireto quando precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook