Atualizado em: 15 maio 2010

Elementos Químicos Radioativos

Sabe o que é radiação? Significa irradia, que sai em raios, de algum lugar. No estudo físico, o significa que a partículas e campos que se propagam, emitindo energia,  para outro espaço que está vazio, ou seja, não preenchido por matéria.

publicidade:

A radiação definida como  particulada é assim tida por sua carga, massa e velocidade. Essa radiação pode ser carregada ou neutra, leve ou pesada, lenta ou rápida.

É partículas do átomo como prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada.

Existe também a radiação chamada de eletromagnética. Essa é definida  por campos elétricos e magnéticos que oscilam no espaço e no tempo. Ela é marcada pelo tamanho da onda de energia e tambpem pelo comprimento da variação dessa energia no espaço.

A velocidade com que essa energia chega, em forma de  radiação eletromagnética, é sempre a mesma,  atingindo seu valor máximo no vácuo (cerca de 300.000 km/s).

Apesar de não possuir carga ou massa, a  radiação carrega energia e momento. A radiação eletromagnética é absorvida e emitida pela matéria em quanta (plural de quantum, palavra grega para “pacote”) de energia. As ondas de rádio, a luz visível e os raios-X são exemplos de radiação eletromagnética.

Sabia que tanta energia ainda tem um acelerador? Pois é, os aceleradores da radiação são equipamentos que não tem radioatividade em seu sistema, mas utilizam partículas como os elétrons, produzidos a partir do aquecimento de um filamento e acelerados em direção a um alvo, para produzir radiação eletromagnética (em geral raios-X).

Ao se chocarem no alvo os elétrons , eles sofrem o chamado efeito bremsstrahlung (radiação de freiamento, em alemão), que é a emissão de raios-X com um amplo espectro de energia devido à desaceleração brusca dos elétrons no alvo.

Porém, ao regressarem ao seu estado fundamental, emitem excesso de energia sob a forma de raio-x. A energia dos raios-X emitidos desta maneira depende da diferença entre as energias dos níveis dos átomos do alvo, e por isso é denominada de radiação característica.

Bem..aqui não tem nenhum Einstein, mas é assim que flui o processo da radiação!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook