Atualizado em: 18 dezembro 2013

O Que é Diospiro?

Diospiro mais conhecido como caqui no Brasil, é o fruto do caquizeiro ou diospireiro, uma árvore da família Ebenaceae
Você Sabia?
Que o caqui é uma fruta originária da Ásia, mais precisamente da China, de onde foi levada para a Índia e o Japão.
images (5)

O diospiro é um fruto típico do Outono e rico em hidratos de carbono.

Diospiro é outro nome que se usa na língua portuguesa, em especial em Portugal, para o caqui, uma fruta tropical de cor laranja avermelhado, de pele lisa, fina e delicada e sabor doce. A fruta é muito consumida em algumas regiões do Brasil, sendo apreciada por seu sabor adocicado.

Ela também é fonte de vitamina A e C, e também muito usada na fabricação de marmeladas. Além dessas vitaminas, fornece, em pequenas quantidades, as vitaminas B1, B2 e B3, ferro, cálcio e proteínas.

publicidade:

Nome e Características

O nome diospiro vem da palavra grega dióspuron, um alimento de Zeus. O nome caqui, vem do japonês kaki, já que uma das variedades da fruta, vem do Japão. O fruto tem origem na China, mas um dos lugares em que mais é consumido é no Japão, por isso seu nome japonês se popularizou tanto. É uma fruta muito delicada, que se machuca com facilidade e por isso é preciso muita delicadeza e cuidado no seu transporte.

No Brasil, a variedade mais consumida é o caqui-chocolate. Ele tem esse nome por ter riscas internas da cor de chocolate. Ela é uma fruta mais dura e resistente que outras variedades de caqui e não é tão doce como a fruta mais vermelha. Sua casca é alaranjada. Esse caqui é cultivado no Brasil na região Sul e em São Paulo, especialmente Mogi das Cruzes, a Terra do Caqui.

Origem

A fruta se dá melhor em climas subtropicais, mais amenos, nem muito quente ou frio. As primeiras variedades trazidas para o Brasil e plantadas aqui, foram trazidas por imigrantes japoneses, em 1916. Antes disso, os brasileiros só conheciam o diospiro português, mais adstringente.

Informação

Alguns caquis cultivados em Portugal, possuem a polpa tão mole que devem ser comidos com colher, enquanto o caqui-chocolate tão amado pelos brasileiros, é mais duro e não precisa de muita ajuda para ser comido, embora ainda seja uma fruta mole e delicada, que produz muito caldo e é famosa por fazer bagunça quando é comida.

A dureza e a adstringência da fruta estão interligadas, sendo as de polpa mais mole mais adstringentes e as de polpa mais dura, menos adstringente.

Vídeo sobre o Diospiro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook