Atualizado em: 19 março 2010

Destilação Simples e Fracionada do Petróleo

A destilação é um metido especializado de separação de misturas homogêneas, mais as duas, a simples e a fracionada, consistem em aquecimentos da mistura até o ponto de ebulição e em seguida, a condensação dos vapores do liquido.

publicidade:

A descrição da destilação simples é que ela consiste em separar um sólido e um liquido de uma mistura homogênea. Também separa o liquido em forma de vapor e esse vapor é condensado através de um aparelho chamado de condensador.

 Para que isso ocorre, são utilizados alguns aparelhos de destilação simples, como o bico de Bunsen, que realiza o aquecimento, o balão de destilação, aonde a mistura é aquecia, o condensador, que nele ocorre quando o vapor produzido pelo aquecimento passa pelo condensador onde é resfriado e transformado em liquido através de liquefação. A parte que é sólida não se evaporiza, e sendo assim, permanece balão.

 E por ultimo, o frasco coletor, aonde você recolhe o liquido.
Já a destilação fracionada, é um processo consiste em aquecer uma mistura de mais de dois líquidos que podem ter pontos de ebulição diferentes. Logo assim, a solução é aquecida e separa-se do liquido com menos ponto de ebulição. Um exemplo disso são os derivados de petróleo, que são separados por destilação fracionada, onde cada um componente dele é destilado em uma temperatura diferente, com elas baixas, elas separam a gasolina e o querosene, mais já em torno de 300 ° C, são destilados e separados os óleos e as parafinas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook