Atualizado em: 11 maio 2010

Cores Primárias


Primárias. Primeiras. As principais. Isto é que remete as cores primárias!
Elas são um leque de cores que, ao serem combinadas, podem criar outro leque de cores. Estas, secundárias. Para utilização humana, são três cores primárias que na maioria das vezes são usadas pelo fato da visão humana ser tricomática.

As combinações cores, feitas em projetores de luz ou até em monitores são feitas com aas cores primárias que são as cores vermelho, verde, e azul. Quando se trata de combinações de cores, com mistura de pigmentos as cores primárias usadas normalmente são ciano, magenta, e amarelo.

publicidade:

Porém, dentre as cores primárias mais utilizadas estão o vermelho, amarelo e azul. Tanto que se tratam das cores mais utilizadas, principalmente no mundo artístico.

A combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária.
Um detalhe a ser citado é que as cores primárias não são uma propriedade fundamental da luz, mas estão ligadas à sensibilidade da luz aos olhos. Isso porque a luz é um espectro contínuo da largura das ondas que podem ser notadas pelo olho humano.

O olho humano só pode ter três tipos de receptores de cor, sendo que cada receptor de cores responde a diferentes percepções do espectro colorido, corrida pela visão tricomata humana.

Compreendendo um pouco mais a fusão de cores pode-se dizer que a mistura aditiva da luz vermelha e verdad produz tons de amarelo, laranja, ou marrom.

Por sua vez, a combinação de verde e azul produz tons de ciano, e a mistura de vermelho e azul produz tons de púrpura e magenta.

A combinação de quantidades iguais das cores primárias aditivas resulta em tons de cinza ou branco.

Apesar de toda essa abordagem científica, o que se pode perceber é que as cores são as grande responsáveis pelo colorido do mundo, da vida, do ser. Elas são importantes para referenciar objetos e para dar brilho e beleza as coisas

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook