Atualizado em: 18 julho 2013

Como é feito o gelo seco: Aprenda a fazer em casa

O gelo seco é o gás carbônico sólido e a fumaça que solta sugere mudanças em seu estado físico.
Você Sabia?
Que o Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C.
gelo-seco_MLB-O-3153833123_092012

O gelo seco pode ser usado para experiências e brincadeiras

O famoso gelo seco não é gelo, é o CO2 porém em estado sólido, e é chamado de seco devido a passar por um processo de sublimação, ou seja na sua fase sólida para gasosa sem passar pelo líquido.

E por ser frio extremamente porque passa do estado sólido diretamente ao estado gasoso, e por isso o gelo seco também serve para realizar algumas interessantes experiências.

publicidade:

Como Fabricar em Casa

É possível se colocar uma fronha em frente a um extintor e o disparar por 10 segundos, irá sair gás carbônico frio mas também alguns pedaços de gelo seco deverão se formar no fundo de sua fronha.

Vale ainda se você quiser colocar um pano dentro de um pote, e disparar um extintor de incêndio por pouco mais de 20 segundos. Com isto irão se formar pedaços maiores de gelo dentro do tecido.

É importante se fechar bem e deixar a ponta do extintor na fronha entupida, com isto você terá diversos pedaços de gás, e poderá juntar vários pedacinhos para fazer a brincadeira.

Em seguida você deverá o amassar completamente e fazer um pó, se quiser poderá fazer uma experiência de tampar a mistura que a tampa irá saltar.

Outra experiência interessante é procurar colocar dentro de uma bisnaga de qualquer produto juntamente com água, ele irá ferver e irá fazer a aquela querida fumaça que todo mundo adora.

Dicas Importantes

Antes de passarmos as informações, é importante deixar claro que ele tem uma temperatura de -78°C por isso é preciso se ter cuidado.

Se entrar em contato com a pele é possível se ter queimaduras graves e ulcerações, por isso procure os manipular utilizando luvas e nunca toque nele com mãos molhadas ou úmidas, ele irá congelar de forma instantânea e ficará colado em sua mão.

Outra observação que é importante é lembrar que o gelo seco é feito de gás carbônico, o que é expelido na respiração e se converte rapidamente em gás e cristais de gelo, a sua conversão é uma reação considerada endotérmica que puxa e consome muito calor.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook