Atualizado em: 19 fevereiro 2013

Como é feita a Escolha do Novo Papa

Depois do Próprio Papa, anunciar oficialmente a sua renuncia, entenda como vai acontecer o ritual de escolha do novo papa que poderá assumir nos proximos meses.
Você Sabia?
Bento XVI tinha sido eleito Papa em abril de 2005, sendo o 265° Papa.
Renuncia do PAPA

A Escolha do Novo Papa será realizada com portas fechadas n o Vaticano em Março. (Reprodução)

Na ultima terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2013 a igreja católica amanheceu com uma notícia: a renúncia do Papa Bento XVI. Não havia na historia, uma renuncia a pelo menos, 600 anos de papado. Bento preferiu renunciar o cargo que ocupa a 7 anos devido a fragilidade da avançada idade e, segundo ele, não podendo assim, assumir de forma plena os compromissos do líder da igreja católica.

Quando Acontecer?

O porta voz do Vaticano, anunciou de forma solene que a escolha do próximo papa deverá acontecer entre os dias 15 e 20 de março. Para quem não sabe os ritos, após a renuncia, ou falecimento de um papa, até que seja eleito um novo, a igreja fica sob responsabilidade do Carmelengo, que pode ser um padre, bispo, arcebispo nomeado pelo antigo papa. O carmelengo é responsável pelo gabinete papel até que o Conclave decida quem deverá substituir.

publicidade:

Votação com Portas Fechadas

Para quem não sabe como funciona a escolha de um novo papa, ela é feita através da seguinte maneira: votação manual e realizada a portas fechadas (fechadas de verdade, quando eles entram o para decidir quem deverá ser o representante, o carmelengo tem como obrigação lacrar a sala de votações, só abrindo após a escolha feita). O local da reunião de chama Capela Sistina, e é lá que acontece a tradicional queima de votos. Quando há uma votação infrutífera, joga-se os votos na lareira misturado com uma substância para que a fumaça seja preta, quando finalmente têm um resultado, a substancia misturada PE para que a fumaça fique branca.

O novo papa será eleito por um total de 117 cardeais da igreja e de acordo com especialistas, a previsão é para que a votação dure 9 dias. Ao todo. São 61 europeus, 14 norte-americanos, 19 latino-americano, 11 asiáticos e também integrantes da Oceania e 11 africanos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook