Atualizado em: 3 abril 2013

Cometas que podem ser vistos do Brasil

Conheça alguns dos cometas que podem ser vistos a olho nu daqui do nosso país. Entenda melhor sobre esses cometas no sistema solar.
Você Sabia?
A Origem do nome "Cometa" vem do latim "Cometes" que é identida a palavra grega "Komé". O Grande Aristoteles acrescentou a derivação que se tornou "Kométés" e deu um significado de "Estrelas com Cabeleira".
Cometa - 01

Alguns Cometas podem ser vistos do Brasil pela sua passagem ser bem próxima. (Reprodução)

Pessoas de todo o mundo são empenhadas em ficar quase que o tempo todo olhando para o céu, em busca de objetos celestes que possam ser vistos na terra, em passagens rápidas ou estadias breves pelo céu do nosso planeta.

Todos os anos os cometas fascinam as pessoas e os cientistas, pela beleza da sua passagem ou simplesmente por estarem lá por um breve período. Os cometas podem até ser perigosos e muitos já afirmaram que o nosso trágico fim será devido a um desses objetos celestes, que entraria em colisão com a terra e varreria toda a vida no planeta.

publicidade:

Enquanto isso não acontece, os cometas são apenas um espetáculo, que enchem os olhos dos privilegiados que conseguem vê-los a tempo ou no curto período que ficam visíveis aos aparelhos, e muitas vezes também a olho nu. O Brasil não é um dos países mais privilegiados em relação à vista de cometas, mas alguns deles podem sim ser vistos nos céu do nosso país, se soubermos a hora exata da sua passagem e se lembrarmos de olhar pro céu na hora marcada.

Cometas Próximos

O mais recente cometa a passar pela terra esteve visível até o dia 15 de março desse ano, que foi nomeado pelos astrônomos de “Panstarrs”. Esse cometa foi visto por muitos brasileiros e se encontrava como uma pequena mancha ao lado do sol, ou um ponto luminoso. Foi um dos poucos cometas a ser visível a olho nu e em algumas localidades até em plena luz do dia.

Cometa - Panstarrs

Vista do Cometa Panstarrs, que pode ser visto a olho nu por aqui! (Reprodução)

Os cometas que geralmente passeiam pelos céus brasileiros são apenas acessíveis visualmente por pessoas que possuem equipamentos especiais de aumento absoluto de imagens, como telescópios especiais e outros equipamentos. Se você admira também os céus e gosta de saber sobre esses fascinantes objetos que passam pelos céus quando menos esperamos, fique de olho na próxima aparição, que será visível nos céu de novembro em terras tupiniquins.

O cometa chamado de “Ison” traz a expectativa de ter o brilho da lua cheia, uma imagem muito rara onde quer que seja. Temos poucos registros de cometas com magnitude tão incrível nos nossos céus, mas aproximadamente no dia 28 de novembro poderemos conferir essa chegada inusitada.

O Cometa Ison é um dos cometas que pode

O Cometa Ison é um dos cometas que pode ser visto como se fosse uma eclipse. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook