Atualizado em: 21 junho 2013

Cometas, meteoros e Lixo Espacial - O que cai do céu todos os anos no Brasil?

O cometa Halley é visto da Terra a cada 76 anos, a última vez foi em 1986 e não deve ser visto até 2061.
Você Sabia?
Que em 1881, um astrônomo descobriu que as caudas de cometas eram compostas por um gás mortal conhecido como cianeto
cometa

Meteoros são fragmentos de cometas ou restos de planetas desintegrados

Quem pensa que no Brasil não há queda de meteoros, cometas ou lixo espacial está muito enganado. Já temos sim notícias da queda de diversos fragmentos de diversos tipos de material vindos do céu e bem no Brasil. Sendo que recentemente houve relatos de objetos que caíram do céu no Brasil, como veremos abaixo.

Em fevereiro de 2012, em plena quarta-feira de cinzas, a queda do céu de um globo metálico não identificado causou alvoroço em duas cidades do Maranhão. Sendo que o objeto caiu na cidade de Anapurus, tendo antes batido em uma árvore no município de Mata Roma.

publicidade:

Informações

De acordo com Pedro Costa,  meteorologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o globo metálico seria parte de um satélite.Já na madrugada do dia 20 de fevereiro de 2013, uma bola de fogo no céu da grande Vitória , no Espírito Santo, chamou a atenção da população, deixando um rastro no céu.

De acordo com o professor do Departamento de Física da Ufes e também diretor técnico científico do planetário, tratava-se de um meteoro de tamanho considerável, para ter sido visto por tanta gente. Sendo que meteoro são fragmentos de cometas ou restos de planetas desintegrados.

Está sendo cogitado pelo professor e astrônomo Marcelo de Oliveira, do Clube da Astronomia de Campos dos Goytacazes, que este meteoro do Espírito Santo seja o mesmo que foi visto em várias cidades do estado do Rio de Janeiro, nesse mesmo dia.

Mas segundo o professor do Departamento de Física da Ufes e também diretor técnico científico do planetário, Sérgio Bisch,  a queda de meteoros é um fenômeno natural que ocorre todos os dias, pois se ficarmos observando o céu, vamos ver a queda de pequenos meteoros todos os dias, inclusive no Brasil.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook