Atualizado em: 3 julho 2013

Maiores Colônias de Estrangeiros que vivem no Brasil

No recenseamento de 1950, os japoneses constituíam a quarta colônia no Brasil em número de imigrantes, com 10,6% dos estrangeiros recenseados.
Você Sabia?
Que o maior número de estrangeiros que vivem no brasil são japoneses onde o Brasil tem a maior colônia de Japoneses do mundo.
espanhóis

Anita Garibaldi era descendente de portugueses vindos dos Açores

As grandes levas de estrangeiros vindo se instalar em terras brasileiras ocorreu entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. Sendo que as maiores colônias de estrangeiros que vivem no Brasil atualmente, são justamente das etnias que em maior número chegaram ao Brasil, como os portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães.

Mas essas colônias de estrangeiros se formaram em dois momentos diferentes da história, o primeiro foi até a primeira metade do século 19, quando muitos imigrantes vinham atrás das terras oferecidas pelo governo brasileiro, principalmente para colonizar o sul do país.

publicidade:

Colônias Estrangeiras que vivem no Brasil

Portugueses

Sendo que entre as maiores colônias de portugueses e seus descendentes que vivem no Brasil, podemos citar as colônias do Rio de Janeiro e de São Paulo, com menos destaque para as colônias de Minas Gerais, Pará e do Amazonas.

Italianos

Já as maiores colônias de italianos e seus descendentes estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Ainda segundo as estimativas do governo brasileiro cerca de 23 a 25 milhões de brasileiros tem algum grau de ascendência italiana.

E como a Itália e o Brasil permitem a dupla nacionalidade dos descendentes de italianos, há muitos brasileiros descendentes de italianos que possuem esta dupla nacionalidade, assim como italianos que vem para o Brasil e pedem a nacionalidade brasileira também.

Espanhóis

Entretanto as maiores colônias de espanhóis no Brasil fixaram-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Japoneses

Já a maior colônia de japoneses e seus descendentes no mundo fica com certeza em São Paulo, e nas cidades de Mogi das Cruzes, Oswaldo Cruz e Bastos. Há também uma colônia japonesa em grande número no Paraná, como nas cidades de Curitiba, Maringá, Assaí e Londrina.

Alemães

Quanto a maior colônia de alemães e seus descendentes no Brasil, elas ficam nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina,Paraná e São Paulo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook